#vemprocetn

Eletroacupuntura: tratamento pode eliminar sensação de “queixo duro” ou “preso”

< voltar

O fisioterapeuta Denis Graciotto diz que o procedimento acelera o retorno da sensibilidade e abertura da boca depois de uma cirurgia ortognática mandibular

Por Denis Graciotto 
No artigo descrevo sobre um caso clínico que também pode estar acontecendo com você, leitor!

O paciente pós-operatório fez uma cirurgia ortoganática há três meses. Chegou no consultório se queixando de sensação constante de “queixo duro” ou “preso” e uma sensação de 80% de anestesia no mento (queixo) e lábio inferior esquerdos.

Sintomas como esses podem ocorrer após uma cirurgia ortognática mandibular. Um exemplo é o paciente apresentar, normalmente, parestesia em mento e lábio inferior; edema e dificuldade em abrir a boca.

Nesses casos, o uso da fisioterapia bucal, associada com a eletroacupuntura, acelera o retorno da sensibilidade e a aquisição de abertura bucal normal, além da eliminação do edema.

A eletroacupuntura foi o principal recurso no tratamento desse paciente. O tratamento compreende na passagem de uma corrente de pulso através dos tecidos do corpo, por meio de agulhas de acupuntura, a fim de potencializar efeitos terapêuticos ou analgésicos.

Outros efeitos também podem ser obtidos pela acupuntura e eletroacupuntura, como relaxante muscular, antidepressivo, antiinflamatório, estimulante da reparação, cicatrizações teciduais e para o auxílio de retorno da sensibilidade perdida, em casos de ausência de lesão nervosa.

Tal procedimento foi realizado em pontos selecionados no queixo por período específicos. As sessões foram realizadas semanalmente, somando 15 e os resultados são expressivos: melhora de 80% do “queixo duro ou preso”; o paciente não apresenta mais sensação de anestesia em lábio inferior esquerdo.

Quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhores e mais duradouros devem ser os resultados!

Conheça o colunista 

O fisioterapeuta, Denis Graciotto (Crefito/8-63999-F), é especialista em fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva. Tem formação em neuromodulacão não invasiva, equilíbrio neuro muscular (França), podoposturologia (França), osteopatia (Madri), Dry-Needling (Estados Unidos), terapia por ondas de choque e ozonioterapia. Também é pós-graduando em terapia ortomolecular.

Quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhores e mais duradouros devem ser os resultados!

fonte: paranavai.portaldacidade.com

whats app