#vemprocetn

A Acupuntura e a Medicina Esportiva Equina

< voltar

Assim como na medicina humana, vários métodos vêm sendo utilizados visando a melhora do desempenho, como por exemplo, uso de massagem, fisioterapia, tratamentos diversificados, alimentação, e até mesmo substâncias ilegais. A seleção genética é também forte aliada na busca de grandes atletas. Nesse contexto a medicina tradicional chinesa, através principalmente da técnica da acupuntura, vem ganhando popularidade, com o intuito de auxiliar na melhora do desempenho do equino atleta, pois a mesma consegue auxiliar no diagnostico, tratar o animal de forma eficiente e ainda ter uma boa ação profilática.

Acupuntura Veterinária é tão antiga quanto a que é aplicada em humanos, porém no Brasil, é relativamente recente, datada de meados da década de 1980. Desde então, vem ganhando o cenário nacional devido a sua alta eficácia. A Acupuntura é uma técnica milenar chinesa, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que consiste na estimulação de pontos específicos do corpo através da aplicação de agulhas, buscando um efeito terapêutico e/ou homeostático.

Os efeitos da acupuntura são explicados através de diferentes teorias, tais como Yin e Yang, Cinco Movimentos, Zang Fu, oito princípios. Mas a teoria mais antiga utilizada é a dos Cinco Movimentos (madeira, fogo, metal, terra e água), sendo que esses processos são dependentes, e cada um é responsável por governar diferentes órgãos dos sentidos, emoções, cores, sabores, dentre outros.A estimulação destes pontos pode ser feita de outras formas além do agulhamento, como por exemplo, aquecer o ponto com um bastão de erva chinesa chamado moxa, pressão digital, implante de ouro ou fio de sutura, aplicação de medicações, eletroacupuntura, laser, dentre outras formas.

Acupuntura vem se destacando no cenário esportivo por ser uma técnica de baixo custo, pouco invasiva, usada para diagnóstico, tratamento e como método profilático. Para a obtenção de bons resultados com a acupuntura é preciso uma boa observação do animal como um todo e que todos os distúrbios que vem afetando o mesmo sejam corrigidos.

Combinada ao correto encilhamento, ferrageamento, alimentação balanceada, treinamento correto, a Acupuntura tem bons resultados na maioria de seus pacientes tratados, retornando estes aos mesmos níveis ou níveis superiores de desempenho, após cerca de uma a cinco sessões.

Acupuntura nos equinos também é usada como um auxilio diagnóstico de lesões do tipo osteomuscular. Os diagnósticos são feitos baseados no trajeto dos meridianos, além dos pontos de assentimento ou associação, e também com o uso das teorias da medicina chinesa. Dessa forma, torna-se possível o diagnóstico de lesões de tendões, ligamentos, articulações, lesões ósseas e musculares.

Os efeitos fisiológicos da Acupuntura vêm sendo associados aos dos exercícios, sendo estes similares, em relação ao sistema nervoso, estimulação de fibras nervosas, efeitos nos sistemas cardiovascular, e respiratório e respostas neuroendócrinas. O alivio da dor com o uso da acupuntura é resultado do aumento na perfusão local e diminuição dos espasmos musculares, causados pelo efeito local da colocação da agulha, decorrente a perfuração temos o aumento da circulação local, liberação de serotonina indução de efeitos humorais, liberação de endorfinas, entre outras reações. Estas endorfinas têm sido identificadas na modulação da dor e inibição da transmissão nociceptiva em todos os níveis do sistema nervoso.

Normalmente, três fatores principais estão ligados ao baixo desempenho atlético dos equinos: fadiga fisiológica, estresse psicológico e dor. Para a Medicina Chinesa o baixo desempenho é frequentemente causado por deficiência de Qi ou estagnação de Qi e Xue. Logo o conhecimento em todos os aspectos da Medicina Tradicional Chinesa se faz necessário para o bom diagnóstico e determinação de um tratamento eficaz para tratar o cavalo atleta.

A dor em tecidos moles de áreas em cervical e/ou lombar tem sido um fator comum na queda de performance dos cavalos atletas. Sendo a Acupuntura e suas variadas técnicas extremamente efetivas no tratamento destas afecções. Além de tratar processos inflamatórios, reduzindo as dores decorrentes da intensa rotina de treinos, a acupuntura ainda auxilia no relaxamento muscular e mental do animal, aumenta a imunidade, auxiliando na prevenção de lesões e promovendo uma recuperação física mais rápida após os exercícios intensos.

Sendo assim, concluímos que a acupuntura vem se tornando uma excelente opção na melhora do desempenho esportivo dos equinos atletas, proporcionando uma melhor qualidade de vida, um maior aproveitamento das funções orgânicas do animal e uma recuperação mais rápida das suas funções.

M.V Letícia Viana Valle Vieira
Medica Veterinária Acupunturista | CRMV/DF 3871 | (61) 98467-3135

fonte: Cavalus

whats app