#vemprocetn

Coração: a alegria da Medicina Chinesa!

< voltar

Segundo dados da Sociedade Portuguesa de Cardiologia mais de metade da população portuguesa entre os 18 e os 79 anos apresenta pelo menos dois fatores de risco para a doença cardiovascular: excesso de peso, hipertensão, colesterol muito elevado e tabagismo. Na maioria das vezes estes fatores podem ser controlados pelo próprio doente, noutras é necessário ajuda por meio de medicação e/ou tratamentos complementares.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) pode ajudar na prevenção e recuperação de doentes cardiovasculares por intervenção direta na fisiologia cardíaca ou por ação indireta, intervindo nos fatores de risco.

Na avaliação do doente cardíaco em Medicina Chinesa temos em consideração diversos fatores, como as emoções (tendo em especial atenção aquela que é mais susceptível às suas alterações: a alegria ou euforia), a alimentação, o estilo de vida, as manifestações clínicas e todo o ambiente envolvente no dia-a-dia da pessoa, pelo que todos estes fatores constituem a base da determinação do protocolo de tratamento do doente.

A maioria dos pontos específicos do coração, localizam-se em áreas bem determinadas principalmente nos braços, sendo que os que estimulam as áreas necessárias ao tratamento dos fatores de risco, se encontram espalhados pelo corpo.

A acupuntura tem efeitos de regulação do sistema nervoso autônomo no ser humano, nomeadamente ao nível do sistema vegetativo cardíaco. Existem já estudos realizados, nomeadamente em Portugal, dos efeitos da acupuntura no coração, com registo em exames complementares de diagnóstico, que confirmam que há uma ação normalizadora do funcionamento cardíaco.

Alguns pontos de acupuntura têm efeitos diretos na função cardíaca sendo possível verificar, nos tratamentos de MTC:

No que respeita a fatores de risco, a MTC trata o doente cardíaco promovendo as condições ideias para prevenir episódios agudos, muitas vezes graves:

Em todos os doentes é importante haver conhecimento do acompanhamento com a medicina convencional, e nos doentes cardíacos este paralelismo é fundamental, devido à fragilidade dos doentes e à medicação que fazem, que muitas vezes, além de ser bastante, requer cuidados particulares.

A cardiologia é uma área muito nobre também para a Medicina Chinesa, que pode ajudar imenso o doente cardíaco, tanto na prevenção como na sua recuperação, e as técnicas adicionais representam uma mais valia tanto no aumento da esperança de vida como na melhoria da qualidade da mesma.

Muito mais haverá a dizer sobre este tema que é tão apaixonante… essa emoção tão própria do coração!!
Paula Gradim – Especialista de Medicina Chinesa

fonte: Bairrada Informação – Portugal

whats app