#vemprocetn

Avaliação dos efeitos da acupuntura francesa no tratamento da infertilidade

< voltar

CARQUEIJEIRO, F. R.; RICCI R. D.
Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN – Bauru 2012.

1 – INTRODUÇÃO

A infertilidade pode ser definida como a ausência de gravidez após um ano de relações sexuais regulares. A auriculoterapia é uma técnica chinesa independente da acupuntura, essa técnica não se restringe apenas a enfermidades dos pontos auriculares, mas também de outras patologias de caráter funcional, neurótico, psicótico e funcional. A auriculoterapia francesa difere da chinesa em alguns aspectos o diagnostico da francesa é baseado nos conceitos ocidentais, baseia-se no mecanismo de ação que tem como base respostas neuro-endocrino-fisiologico e a auriculoterapia chinesa basea-se nos elementos e respostas energéticas.

2 – OBJETIVO

O objetivo desse trabalho é avaliar os efeitos da acupuntura francesa no tratamento da infertilidade.

3 – METODOLOGIA

3.1 Paciente
Foi estudada uma mulher com problemas para engravidar com 36 anos estudante do curso de Acupuntura Sistêmica do Centro de Estudo de Terapias Naturais.

3.2 Avaliação clinica
A mulher foi avaliada clinicamente por um médico ginecologista, no qual todos seus exames apresentam normalidade para engravidar.

3.3 Protocolo
Foi utilizado o protocolo de Raphael Nogier 2003 para hipofecundidade das mulheres.

Primeiramente a individua terá que eliminar uma alergia alimentar, pois uma alergia oculta pode criar por via indireta lesões jejunais e provocar carências de micro e oligoelementos prejudiciais ao sistema nervoso.
Tratar as cicatrizes tóxicas, se existirem.

Tratar a mulher mensalmente no período de dezembro 2011 a maio de 2012 com auriculoterapia na metade do ciclo menos um dia. Tratar os seguintes pontos: córtex pré-frontal, hipotálamo, O´, ovários, fígado(orelha direita) e hipofise, é preciso tratar a mulher todos os meses.

Será considerado um sucesso os efeitos da acupuntura francesa na infertilidade feminina, quando após o término das sessões do período preconizado mostrar testes de gravidez positivo.

3.4 Delineamentos do estudo

Os pontos da auriculoterapia francesa foram aplicados a partir do dia 11 do mês de dezembro no de 2011, 16 do mês de janeiro 2012, 13 de fevereiro, 06 de março, 04 de abril, 15 de maio.

O período menstrual foi calculado do mês de outubro e novembro de 2011 no qual o ciclo foi de 28 dias. No mês de janeiro, foi calculado o mês de dezembro com o ciclo de 28 dias, o mês de fevereiro foi calculado o mês de janeiro com o ciclo de 28 dias, o mês de março foi calculado o mês de fevereiro com o ciclo de 24 dias, o mês de abril foi calculado no mês de março com ciclo de 27 dias, no mês de maio foi calculado o mês de março novamente, pois a paciente ficou menstruada dois dias depois de colocar as agulhas em abril, dando um período de 15 dias.

4  – RESULTADOS

Esse estudo baseou-se no nosso interesse em especial a paciente, combinando conhecimento adquirido com acupuntura francesa ao desejo de ajuda-la a engravidar.

No primeiro dia da aplicação a paciente apresentou muito sono pode ser devido ao ponto O` no qual tem a função de tratar distúrbios do sono. Nos outros meses não apresentou nenhuma queixa.

No mês de abril o ciclo menstrual adiantou, onde tivemos que calcular o ciclo do mês de março para a aplicação.

Nesse estudo realizado somente com uma paciente não obtivemos resultado. Pois não foram encontradas outras mulheres com a mesma intenção de engravidar.

5 – CONCLUSÃO

Sugerimos novos estudos e outros tratamentos a serem realizados devido poucos trabalhos encontrados.

Outras técnicas tem eficácias comprovadas em artigos, mas que por uma questão de tempo não foi possível testar na paciente.

Outros estudos de infertilidade recomenda alguns pontos que quando estimulados resultam em eficaz de 52%. Pontos de VC3, E29, BP6, B23 e VC19 (Zigong – ponto do ovário) (ZHEN JIU, 2008).

A moxa também seria indicada para o tratamento de infertilidade pois ela tem a função de aquecer os canais de energia, ativar e regular a circulação de energia (Qi) e sangue, entre outras. Podendo ser usada nos pontos ou junto com as agulhas (SHINGO, 2011).

Segundo Yoo e Piozzi 2008, a acupuntura sistêmica contribuiu para 25% da fertilização e melhora dos sintomas de ansiedade em seu estudo.

Orientado por Paula Milani, adaptado por prof.ª Brena Montanha.

whats app