#vemprocetn

Grávidas recorrem a técnica chinesa para evitar cesarianas forçadas

< voltar

Um estudo publicado no The American Journal of Chinese Medicine, e divulgado pelo Centro de Terapias Chinesas, revela que a estimulação de pontos de acupuntura com moxabustão corrige, com sucesso e eficácia, a apresentação pélvica na gravidez, evitando a ocorrência de cesarianas forçadas.

O estudo, realizado durante três anos, envolveu uma amostra de 357 grávidas de 28 semanas ou diagnosticadas com apresentação pélvica. Concluiu uma taxa de sucesso de 92%, revela o Centro de Terapias Chinesas em comunicado enviado às redações.

As grávidas foram divididas em dois grupos que experimentaram estimulação elétrica. O grupo de controle recebeu apenas exercícios e manipulação cefálica externa e obteve uma taxa de correção de 74%. O grupo de tratamento recebeu 30 minutos de estimulação de pontos de acupuntura com moxabustão diária, sem exercício ou manipulação cefálica externa, e obteve uma taxa de correção da apresentação pélvica de 92%. Muitas mulheres relataram que sentiram o bebê a dar pontapés e a mover-se depois de alguns minutos de tratamento, e outras no prazo de 5 dias.

Apresentação pélvica é quando o feto está com a cabeça para cima e portanto terá de nascer de nádegas, o que nem sempre é uma posição aconselhada e por isso gera a necessidade de fazer uma cesariana.

A apresentação pélvica ocorre em 33% dos bebês entre a 21ª e a 24ª semana e em 28% dos bebês entre a 25ª e a 28ª semana. Um estudo científico internacional demonstrou anteriormente que quando o bebê tem este tipo de apresentação, o parto normal comporta uma alta taxa de morte comparativamente com a cesariana. Em muitos países, a cesariana passou a ser a primeira opção a realizar sempre que o feto se encontra em apresentação pélvica no final da gravidez.

A moxabustão – terapia chinesa que é uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão de uma erva que é aplicada no corpo – tem sido procurada por várias grávidas uma vez que incentiva o bebê a tornar-se mais ativo e a levantar-se, de forma a reposicionar-se para nascer com a cabeça para baixo.

fonte: Notícias ao Minuto

whats app