#vemprocetn

LER/DORT: abordagem da medicina ocidental x medicina tradicional chinesa

< voltar

Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN – Bauru – 2010.

NASCIMENTO, C. L.; OLIVEIRA, A. C. M. Y.

1 – INTRODUÇÃO

As doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho, mais conhecidas pela sigla LER/DORT, são problemas atuais e preocupantes tratados neste trabalho que traça um paralelo entre a medicina ocidental e oriental com breve histórico das pesquisas, definição, fisiopatogenia, classificação, tratamento sob as duas óticas e enfatiza a prevenção como principal medida.Discorre sobre técnicas e recursos utilizadas preventivamente conceituando e apresentando as mais eficazes e populares dentro da medicina oriental, como o Tai Chi Chuan e o Qi Gong, meditação e massoterapia.Sugere a reflexão dos acupunturistas que trabalham no ocidente, instigando-os a direcionarem e divulgarem o caráter preventivo, além do curativo, das terapias complementares.

2 – OBJETIVOS

Fazer o estudo comparativo entre a medicina ocidental X medicina tradicional chinesa, principalmente sobre os fatores etiopatogênicos das LER /DORT.
Pesquisar estudos que indiquem a incidência e índices de prevalência (faixa e3tária, sexo, ocupação)
Procurar, dentro dos recursos da MTC, medidas preventivas que possam ser utilizadas visando reduzir a incidência de tais lesões.

3 – MATERIAIS E MÉTODOS

O estudo de revisão literária levantou informações em livros de Medicina Tradicional Chinesa e Fisioterapia do Trabalho, Revistas de Saúde Ocupacional ,textos e documentos disponíveis na Internet e nas bases de dados eletrônicas ,Google,Scielo e Lilacs. Os descritores utilizados foram: acupuntura, LER/DORT.

4 – RESULTADOS
Apesar da dificuldade em se encontrar dados estatísticos precisos, a maioria dos textos e livros encontrados citam o levantamento da OMS que coloca as LER/DORT como causa de 90% das doenças ocupacionais no mundo. Todos os estudos, tanto da medicina ocidental quanto da oriental, consideram a multicausalidade de fatores etiopatogênicos e a prevenção como a melhor e menos custosa solução. Este trabalho traz ao conhecimento de acupunturistas e curiosos a possibilidade de utilizar a acupuntura e demais técnicas da Medicina Tradicional Chinesa com caráter preventivo.

5 – CONCLUSÃO

Este trabalho traz elementos que nos permite aprofundarmos os conhecimentos sobre as LER/DORT, que é um mal que existe e é relatado desde a antiguidade,mas que veio à tona consideravelmente com a industrialização, tecnologia e estresse dos grandes centros na atualidade. É provocada, como vimos, por vários fatores e combinação destes sendo que tanto a medicina ocidental quanto a oriental considera a multicausalidade fatorial e propõem medidas preventivas e a conscientização dos trabalhadores como única solução ao problema. Quando se fala em Medicina Tradicional Chinesa logo nos vem a mente a acupuntura curativa e dificilmente se imagina que ela pode ser utilizada preventivamente como forma de fortalecer e harmonizar o indivíduo impedindo o adoecimento pela invasão de fatores patogênicos. Em muitas empresas, até mesmo do ocidente, técnicas orientais têm sido utilizadas em forma de ginástica laboral, coletivamente. As mais conhecidas são o Tai Chi Chuan e o Qi Gong mencionados neste trabalho, assim como as técnicas de massoterapia Shiatsu e Tui Ná. Estes são sinais de que o ocidente começa a lançar um olhar mais holístico sobre o ser humano considerando a influência da natureza nos processos de prevenção a doenças, tratamento e cura. Já é possível observar em vários centros um aumento no número de consultórios e ambulatórios que utilizam terapias complementares naturais como a acupuntura, fitoterapia, massoterapia para resolver vários tipos de patologias, sendo que a maior demanda sempre é de distúrbios musculoesqueléticos. A proposta e desafio atual dos acupunturistas no ocidente é acreditar no caráter preventivo das terapias naturais e divulgá-lo.

Trabalho orientado por Profa. Paula Milani.
Adaptado por Profa. Brena de O. B. Montanha.

whats app