#vemprocetn

Conheça os tratamentos VIPs dos touros de rodeio

< voltar

Estrelas dos rodeios, touros são atletas e também precisam de tratamentos contra lesões e estresse: a acupuntura tem sido usada para essa finalidade e, segundo tropeiros, ajuda a melhorar até o rendimento

Valiosos e reconhecidos no meio e até fora do circuito de rodeios, os touros são considerados por muitos as verdadeiras estrelas das provas de montarias. E para mantê-los bem e saudáveis, donos de boiadas investem em tratamentos curiosos. Tem até acupuntura.

Por meio da milenar técnica de acupuntura, ramo da medicina tradicional chinesa, os animais ficam relaxados e até melhoram o desempenho nas competições. “Dói menos que uma injeção e não maltrata o animal. Muito pelo contrário, até ajuda. Quando colocamos no ponto de relaxamento, na testa dele, logo abaixo dos olhos, ele sente uma sensação de relaxamento. Então, o resultado é bem interessante”, explica o veterinário Bruno Fornitano Cholfe, da companhia Paulo Emilio.

Os benefícios da acupuntura, segundo o veterinário, além de tratar situações como tendinite ou inflamação nos músculos, deixam o touro tranquilizado. “O tratamento, normalmente, demora 15 minutos. Ele equilibra o organismo e deixa o animal sem estresse. Tranquiliza bastante. Ele relaxa a parte da musculatura e tira a dor do touro”, diz o profissional, que há quatro anos iniciou o processo com os animais.

Para maximizar a ação das agulhas, que são colocadas em pontos estratégicos do animal, Cholfe afirma que utiliza a moxa, uma erva estimulante para relaxar ainda mais o bovino. Para os animais, como o touro Kiron, último a passar pelo tratamento da acupuntura, acelera o tempo de recuperação.

“Eles são atletas. Então, tudo o que fazemos é sempre visando o bem-estar do touro. Cada ponto onde a agulha é colocada é específico para cada região. Nas costas são pontos que servem para os membros, onde ele faz mais força. Também podemos colocar no próprio ponto onde o touro sente mais dor. É muito tranquilo trabalhar com touro de rodeio. Às vezes o animal é mais bem tratado que muito ser humano”, afirmou.

Melhor do que remédio

De acordo com Paulo Emilio, o uso da acupuntura é reconhecido mundialmente. “É um método do animal recuperar e não ficar dando muito remédio, porque não é bom ficar intoxicando os animais”, diz.

Para Paulo Sérgio Mulato, que há 26 anos toma conta dos touros, o resultado tem sido muito bom, justamente porque diminui as dores e é muito mais saudável tratar com acupuntura do que com remédio. “O Kiron tratou uma lesão na coluna e em setembro será liberado para voltar aos rodeios. Tratamentos assim só vêm a trazer benefícios para a Medicina Veterinária. Além disso, aqui na fazenda, diariamente, os animais fazem caminhada para fortalecer os músculos. O trabalho é realizado em uma pista com 30 cm de areia e ajuda na preparação do animal. Ele ganha velocidade e fortalecimento”, finalizou.

fonte: Diário da Região

whats app