#vemprocetn

Efeitos da Acupuntura e Cristaloterapia em nódulos benignos de tireóide

< voltar

CAMILA MARIA FANTIN ALVES
POLIANA CAROL LECIOLI FRANCO

Artigo elaborado através do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Libertas – Faculdades Integradas / CETN para obtenção do título de Especialista em Acupuntura, Bauru – 2014.

1- INTRODUÇÃO

A glândula da tireóide secreta hormônios que realizam uma série de funções, tais como controlar o crescimento do organismo, regulação de temperatura do corpo e da taxa de metabolismo, entre outros. Nódulos
tireoidianos são frequentemente encontrados representando a principal manifestação de uma série de doenças da tireóide. A acupuntura tem eficácia comprovada no tratamento de várias doenças. Os pontos de
acupuntura correspondem à concentração bioelétrica e podem ser perturbados por fatores internos ou externos, foram inseridas agulhas nesses pontos com a função de restaurar o equilíbrio drenando os
meridianos e os canais, e regulando o fluxo de QI e XUE. A cristaloterapia ou terapia de cristais trabalha com cristais, gemas e pedras semipreciosas.

Normalmente é utilizada em conjunto com outras terapias para potencializar seus efeitos. É uma técnica que tem por objetivo harmonizar o campo energético dos seres vivos. A turmalina verde tem efeito curativo,
fortalecendo e purificando o sistema nervoso, influencia no equilíbrio hormonal, fortalece sistema imunológico, podendo ser utilizada em diversas doenças ou problemas físicos. Tendo em vista estes parâmetros,
desejamos utilizar das propriedades da acupuntura e da cristaloterapia para o tratamento e redução de nódulos de tireoide benignos.

2- CASUÍSTICA

Foi realizado um estudo de caso em uma paciente do sexo feminino, A.A.C., 66 anos, casada com queixa principal de nódulos de tireoide, e como queixa secundária apresenta insônia, vertigem e zumbido.

Os atendimentos foram realizados a domicílio em Bauru- S.P. A paciente foi orientada quanto aos objetivos da pesquisa.

O período de desenvolvimento da pesquisa foi de aproximadamente 3 meses, entre avaliação inicial, aplicação da técnica e avaliação final.

3- PROCEDIMENTOS

Este estudo caracteriza se por ser uma pesquisa do tipo qualitativa, em que o objetivo principal é observar os efeitos da acupuntura e da turmalina verde em nódulo benigno de tireoide.

Para realizar a coleta de dados da paciente foi utilizada uma ficha de avaliação específica de acupuntura.

A pesquisa teve início primeiramente por meio de contato com a paciente convidando-a a participar da pesquisa e marcada a avaliação. Nesta foram esclarecidos todos os objetivos da pesquisa. Após, a mesma assinou um termo de consentimento para participar desta, ficando ciente de eventuais incômodos e benefícios do tratamento.

A paciente foi avaliada de acordo com uma ficha de avaliação incluindo:

anamnese, inspeção e palpação. A avaliação foi realizada antes da primeira sessão e ao término da décima.

A inspeção foi realizada com a paciente em posição sentada , nas vistas anterior e lateral. As imagens foram registradas utilizando uma câmera digital da marca Sony modelo cyber-shot DSC-W710, antes e após o tratamento. Foi observado nessa posição a língua e o pulso da paciente. A palpação do nódulo foi realizada com a paciente deitada em decúbito dorsal.

Para o tratamento foram utilizadas agulhas da marca DONG BANG tamanho 25X30 mm, aplicadas nos seguintes pontos: F2, F3, IG4, IG11, E40, CS6, E10 bilateralmente e mantidas no local por 20 minutos. Já a turmalina verde, a paciente foi orientada a posicionar a pedra sobre nódulo 3 vezes ao dia durante 30 minutos.

Foram realizadas 10 sessões uma vez por semana, com duração de aproximadamente 40 minutos cada.

Ao final da décima sessão uma nova avaliação foi realizada e os resultados obtidos foram analisados e discutidos.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após a décima sessão foram obtidos os seguintes resultados:

Na perimetria houve redução de 1,50 cm, na circunferência da região do pescoço, 10 cm acima da clavícula. Ao inicio do tratamento a circunferência do pescoço era de 36,5 cm a após o termino do tratamento passou para 35,0 cm.

No registro fotográfico, na vista anterior e lateral nota-se diminuição do nódulo na região do pescoço.

Além da redução do nódulo a paciente relatou melhora nas crises de tontura e zumbido no ouvido, resultando em melhora de sua qualidade de vida.

Os princípios de tratamento consistiram em nutrir Yin, drenar Fogo, reduzir fleuma, remover estagnação e tonificar de Qi (JIRUI. C.; WANG.N., 2007).

Os pontos utilizados foram selecionados de acordo com a sua função energética.

F2: drena fogo de Fígado; E10: está localizado na margem anterior ao músculo esternocleidomastóideo, ele é especialmente eficaz no tratamento de aumento de tireoide F3: promove o livre fluxo de Qi e importante para controlar a irritabilidade emocional; IG4:eficaz no tratamento de doenças da cabeça e olhos; E40:é eficaz na redução da fleuma; IG11: é eficaz em drenar e clarear o Fogo.Uma vez que os canais do Intestinos Grosso e estomago passam pelo pescoço, agulhar pontos em tais meridianos promove a fluência do Qi pelos canais reduzindo o aumento tireoidiano no pescoço. (JIRUI. C., WANG.N., 2007).

A cristaloterapia ou terapia com cristais é uma técnica que tem por objetivo harmonizar os campos energéticos de seres vivos (LISANTY, 2008).

A turmalina verde foi escolhida devido ao seu alto poder de cura. É altamente purificadora, ela retira os elementos causadores de perturbações e ao mesmo tempo dissipa os efeitos negativos que estes elementos poderiam estar causando (SOARES, 2006).

É benéfica também no tratamento de infecção de garganta, problemas nos olhos, estômago, dentes e tireoide, purifica os órgãos, equilibra o metabolismo e regulariza a produção de hormônios (HALL, 2011).

O protocolo de tratamento foi aplicado 1 vez por semana, durante 10 semanas consecutivas, totalizando 10 atendimentos com duração de 40 minutos cada. Já quanto à turmalina verde, a paciente foi orientada para que durante essas 10 semanas, posicionasse o cristal sobre o nódulo e mantivesse por 30 minutos, e esse procedimento foi realizado 3 vezes ao dia, durante 10 semanas.

5 CONCLUSÃO

Este estudo sugere que a acupuntura associada à cristaloterapia apresentou eficácia no tratamento de nódulos benignos de tireoide, pois mostrou redução significativa do nódulo, e foi observado melhora no quadro geral da paciente quanto à tontura e zumbido.

Fica nesse estudo a sugestão de que trabalhos posteriores sejam realizados com um maior número de sessões, para que dessa forma sejam verificados com maior confiabilidade.

É possível então que a Acupuntura se assuma como sendo uma opção terapêutica válida, e ainda pouco explorada.

Orientado por Profa. Brena Benjamin Montanha.

whats app