#vemprocetn

A eficácia da acupuntura, associada à corrente elétrica e à estimulação com hai hua

< voltar

A eficácia da acupuntura, associada à corrente elétrica e à estimulação com hai hua no tratamento da acne severa – estudo de caso

Bandeira, A R C L e Bezerra, D M R
Artigo elaborado através Trabalho de Conclusão de Curso. Elaboração do artigo: Profa. Larissa A. Bachir – CETN

Foi realizado um estudo prospectivo, randomizado e duplo-cego em estudo caso de uma paciente portadora de lesões dermatológicas e acne severa. A acne localiza-se na derme, e é caracterizada por pústulas cutâneas através de um processo inflamatório. Por ser uma enfermidade que acomete várias pessoas em grau e períodos variáveis, afeta principalmente o sexo feminino, sem uma etiologia definida causando em seus portadores baixo estima, levando até mesmo a mudança de comportamento.

A acupuntura, associada a outras técnicas, como a estimulação, visa favorecer o organismo restaurando suas defesas imunológicas naturais, podendo assim atuar conjuntamente com todas as formas de tratamento. Desta forma demonstramos como objetivo principal, verificar a eficácia da acupuntura auricular e suas técnicas proporcionando melhora do sono; auto-estima e a qualidade de vida do paciente e verificar o efeito da eletroestimulação nos pontos propostos.

A pesquisa foi classificada como probabilística, constituindo-se de uma pessoa da fase adulta portadora de acne severa. Neste estudo foi aplicada uma ficha de avaliação de acupuntura e um questionário para avaliação da paciente. O tratamento foi realizado através da estimulação dos pontos auriculares associados a outras técnica de estimulação relacionados aos órgãos potencialmente responsáveis por esta patologia.

Os pontos utilizados, foram: Sistêmicos: IG4; CS6: F2; ID4; R7; C8; E36,C7, P9 ,F3, F8 ;BP6, P7.P5 F2,IG4, CS6, C6, BP6 e Yin tang todos bilateral.

Nos pontos auriculares; Shenmen, rins, simpático fígado, estômago, pulmão, coração, ansiedade, fixando com micropore seguindo sempre esta ordem trocando com 72 horas após o atendimento sistêmico, duração das sessões variavam de 35 a 40 min.

Nos atendimentos, a paciente foi orientada quanto aos cuidados com os pontos aplicados, durante o banho e higiene da orelha; recebeu orientações para estimular manualmente os pontos utilizados, pressionando-os de maneira intermitente por aproximadamente 30 vezes cada ponto varias vezes ao dia até o próximo atendimento na semana seguinte, onde era realizada a retirada das sementes de mostarda ou esferas dos pontos utilizados e aplicados na orelha lateral direita por ser destra, 3 vezes por semana , sendo que uma vez por semana era colocada esferas, as sementes de mostarda no inicio eram trocadas com 72horas. Como evolução das sessões a paciente se portou, emocionalmente mais relaxada mais calma menos estressada sem queixa de TPM e diminuição pústulas, dormindo melhor.

RESULTADO DEPOIS DA 1 APLICAÇÃO

 RESULTADO APÓS A 1º SESSÃO APÓS TRÊS DIAS

TÉCNICA DE QUATRO AGULHAS

 
RESULTADO PONTOS LOCAIS -ANTES



DEPOIS

RESULTADO  4 MESES APÓS TRATAMENTO SEM ACUPUNTURA

 Foi observada redução do aparecimento de pústulas, assim, facilitando as manipulações realizadas na paciente. Com este estudo podemos concluir que a estética, através da acupuntura auricular associadas a outras técnicas, da Medicina Tradicional Chinesa mostrou-se eficaz o tratamento mesmo após o termino das sessões, melhorando a qualidade de vida.

whats app