#vemprocetn

Construir resiliência: uma exploração preliminar das percepções das mulheres sobre o uso da acupuntura como coadjuvante da Fertilização In Vitro

< voltar

Autor(es): de Lacey S; Smith CA; Paterson C
Fonte: BMC Complement Altern Med; 9: 50, 2009.

Fertilização In Vitro (FIV) é agora um tratamento aceito e eficaz para a infertilidade, porém FIV é reconhecido como um contribuinte para, ao invés de diminuir, aumentar os efeitos globais psicossociais da infertilidade. As intervenções em aconselhamento psicológico já foram amplamente recomendada em paralelo com tratamentos de infertilidade, mas ao mesmo tempo em muitas jurisdições, o aconselhamento é recomendada ou opcional, não sendo amplamente utilizado.

Acupuntura é cada vez mais utilizado como adjuvante à FIV, neste estudo preliminar buscou-se investigar a experiência de mulheres inférteis que usaram a acupuntura para melhorar a sua fertilidade.

MÉTODOS: Uma amostra de 20 mulheres foi elaborada a partir de uma coorte de mulheres que freqüentaram um mínimo de quatro sessões de acupuntura na prática de dois acupunturistas no Sul da Austrália. Oito mulheres foram entrevistadas utilizando um questionário semi-estruturado. Seis tinham procurado a acupuntura durante o tratamento de FIV e duas tinham começado a acupuntura para melhorar a sua fertilidade e que mais tarde evoluiu para a FIV. A análise de conteúdo descritiva foi utilizada para analisar os dados. RESULTADOS: Quatro grandes categorias de percepções sobre a acupuntura em relação à saúde reprodutiva foram identificados: (a) consciência, e os benefícios percebidos da acupuntura, (b) as percepções do corpo e do impacto da acupuntura em cima dele, (c) as percepções de stress e o impacto da acupuntura na resistência, e (d) a percepção da intersecção de tratamento médico e acupuntura. CONCLUSÃO: Esta exploração preliminar, embora confinado a uma pequena amostra de mulheres, confirma que a acupuntura é realmente percebida por mulheres inférteis a ter um impacto para a saúde.

Todos os achados aqui descritos são relatados com cautela, pois elas são limitadas pelo tamanho da amostra. Eles sugerem que novos estudos da acupuntura como adjuvante à FIV deve explorar sistematicamente as questões de bem-estar, ansiedade, resistência pessoal e social e da identidade das mulheres em relação à sexualidade e reprodução.

Adaptado por: Ft. Larissa Angelica Bachir

Texto na integra: http://pesquisa.bvsalud.org/regional/resources/mdl-20003370

whats app