#vemprocetn

Reflexologia plantar, uma milenar técnica ao alcance de todos

< voltar

A Reflexologia é uma terapia derivada da acupuntura chinesa.

Existem em nosso organismo, que é um sistema maior, sistemas menores, os chamados microssistemas e um deles é a planta dos pés que possui pontos e regiões que representam os órgãos e podem ser estimulados a fim de obter efeitos terapêuticos.

Outros microssistemas são a palma das mãos, as orelhas, que tem o formato de um feto invertido com as regiões correspondentes aos órgãos e sistemas, e também a região ao redor dos olhos, do umbigo e várias outras.

A Reflexologia plantar é uma técnica derivada da milenar Medicina Tradicional Chinesa então sua história é muito antiga.

Há novas teorias e escolas de reflexologia que vem do Japão e outros países do oriente.

O estímulo dos pontos e regiões da planta dos pés com massagem manual, por objetos como uma bola de borracha, ou mesmo pelo calor gera uma ação reflexa nos órgãos correspondentes e um efeito de relaxamento e recuperação da saúde.

A técnica atua contra dores físicas e problemas emocionais como dores musculares, na coluna, e proporciona alívio da ansiedade e do estresse.

A Reflexologia pode ser utilizada conjuntamente aos métodos da medicina convencional, nas chamadas práticas integrativas e complementares.

Cada caso deverá ser avaliado individualmente pois outras medidas em casos mais graves podem ser necessárias para complementar o tratamento.

A Reflexologia pode ser indicada para todas pessoas e idades, a não ser que haja problemas locais que impeçam o estímulo como lesões de pele, musculares ou articulares e problemas locais ou sistêmicos que impeçam o estímulo local, como por exemplo pé diabético ou com problemas circulatórios.

Ao contrário da acupuntura que é uma especialidade médica e uma técnica invasiva por inserir agulhas no organismo, a Reflexologia pode ser aplicada por massoterapeutas, massagistas ou até mesmo por pessoas leigas que aprendam a técnica.

Para aplicar o método em casa, uma maneira simples é ficar em pé apoiado em uma mesa ou parede, com um pé no chão e outro massageando uma bolinha de frescobol ou cabo de vassoura cortado.

Para facilitar e tornar mais agradável a experiência, durante a massagem utilize óleo de amêndoas ou de semente de uva.

Pronto, então mãos à obra, e aproveite todos os benefícios desta milenar técnica que está ao alcance de todas as mãos!

fonte: A Tribuna

whats app