#vemprocetn

Acupunturas são tratamentos eficazes no distúrbio relacionado ao trabalho

< voltar

Os DORT’s – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho são reclamações de 3,5 milhões de pessoas no Brasil, acima de 18 anos, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, realizada pelo IBGE. Esses agravos são causados por esforços repetitivos, movimentos, posições relacionadas ao trabalho ou ambiente laboral e não são doenças, de acordo com a cartilha LER DORT produzida pela Sociedade Brasileira de Reumatologia em 2011. LER (Lesão por Esforço Repetitivo), um termo mais antigo e conhecido pela população, é definida por um conjunto de afecções do sistema muscoesquelético e que podem se apresentar de diferentes formas, locais e intensidade. Já os DORT,s se tratam de um conceito revisado, atual e mais específico. No entanto trataremos como LER/DORT.

Há estudos que apontam que o agravamento de LER/DORT está relacionado também ao contexto socioeconômico, ambiental, familiar, depressão e insatisfação com o trabalho, segundo informações divulgadas pela Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Entre as diversas formas de tratamento integrativos à medicina convencional, podemos apontar as acupunturas como forma de prevenção e controle das dores e inflamações ocasionadas pelos Distúrbios Osteomusculares. De acordo com a terapeuta naturalista e acupunturista Angélica Carvalho, é preciso chamar a atenção para as atitudes preventivas, antes de mais nada, através das terapias naturais. O tratamento ágil a partir das primeiras dores nos membros, sobretudo nos locais de articulação, como punhos, cotovelos e joelhos pode ainda reverter o quadro.

Mesmo nos casos em que LER/DORT já estão instalados, as formas não invasivas de acupuntura podem servir muito bem para o tratamento.

As acupunturas com agulha ou as formas não invasivas, como Stiper (pastilhas de celulose com dióxido de silício coladas em pontos energéticos) ou Fio de Manaka (produz bombeamento eletrônico) trabalham para que a situação não evolua, além de evitar que novos agravos apareçam no organismo a partir do uso prolongado de medicamentos químicos.

Angélica Carvalho descreve como agem essas técnicas no organismo. “As terapias convocam endorfinas que funcionam com o poder de analgésicos, anti-inflamatórios e calmantes, excluindo a necessidade de fazer o uso de medicamentos farmacêuticos com estas funções, evitando, assim, uma alta dosagem de corticoides que, por sua vez, depositam muita dexametasona no organismo. Esta substância a longo prazo mina a energia ancestral depositada nos rins e faz diminuir o Chi que fica em desequilíbrio. O Chi Ancestral dá a longevidade e precisa estar em equilíbrio com o Chi Adquirido, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa”, explicou a acupunturista.

Em geral, LER/DORT se manifestam nas articulações como: a coluna, ombros, joelhos, punhos, cotovelos, quadris e tornozelos, além das articulações dos dedos. Carvalho também acrescenta os Florais de Bach, preparados com flores inglesas, como outras formas integrativas ao tratamento desses distúrbios. “Os Florais agem em nível energético e pressionam o organismo para que haja respostas físicas. A indicação dos Florais, complementares a outros tratamentos, é realizada quando o paciente dá sinais mais graves dos problemas”.

Contudo, antes que surja qualquer sinal, é importante observar os movimentos realizados durante o dia, a postura e as posições no local de trabalho. A melhor maneira de evitar problemas é variando os movimentos sempre que possível, mudando de posição com frequência e lançando mão de equipamentos e mobiliários ergonômicos. Além disso, ao chegar em casa após o trabalho, pode ser usado o Fio de Manaka para facilitar o relaxamento, a partir da orientação de um terapeuta.

Conheça um pouco mais das terapias citadas

Stiper – são pastilhas de celulose com dióxido de silício, criadas na Espanha no anos 90 e permite uma agilidade e substituição do tratamento convencional realizado com agulhas, para alguns casos. Essas pastilhas são coladas ao corpo pelo acupunturista com o auxílio de um eletrodo e devem ser deixadas no local durante período determinado pelo tratamento.

Fio de Manaka – foi um invento do médico japonês Yoshio Manaka na década de 40, que permite um bombeamento iônico e a passagem elétrica em um só sentido. A utilização deste fio permite resposta terapêutica mais ágil, além de reduzir o número de agulhas utilizadas no tratamento com acupuntura tradicional.

Florais de Bach – terapia com finalidade de equilibrar o indivíduo através da elevação de suas vibrações e abertura de sua percepção, despertando o doente para a cura interior.

Acupuntura tradicional com agulhas – é uma técnica milenar chinesa, onde são aplicadas agulhas em diferentes meridianos e pontos energéticos do corpo para aliviar sintomas e dores.

fonte: Cidade Verde

whats app