#vemprocetn

A Acupuntura no Tratamento de Deiscência de Ferida Operatória Pós Abdominoplastia Técnica de Saldanha Modificada

< voltar

LUCIENE DENNEBERG GUIMARÃES SILVA
VÂNIA NASCIMENTO GOES

Monografia apresentada para obtenção do título de especialista em acupuntura, CETN – São Paulo 2016.

A acupuntura requer a escolha do tratamento e estrutura bem definida, de modo que possa ser eficiente ao paciente. Os acupunturistas mais expressivos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) sempre se empenham ao máximo para resolver problemas naturalmente decorrentes do processo que é constituído pelo movimento e a transformação dos dois aspectos Yin e Yang.

A Deiscência pós abdominoplastia, é um dos complicadores amplamente estudado no ocidente pela Medicina, através das especialidades de estomatoterapia e dermatologia funcional. Caracteriza-se separação das bordas dos tecidos que foram unidos por pontos, que ocorre durante o período pós-operatório. Embora a terminologia deiscência não seja encontrada na literatura da medicina tradicional chinesa, os sinais e sintomas descritos são estudados. Tal literatura considera esta patologia metaforicamente uma desarmonia de Qi e Xue, e apresenta uma série de intervenções por técnicas tradicionais como a acupuntura.

O objeto deste estudo é relatar o tratamento realizado por meio de acupuntura a uma paciente que apresentava deiscência pós operatória, submetido a cirurgia estética de abdominoplastia, promover a reconstrução tecidual, reduzindo área e profundidade da lesão, o processo inflamatório local e a desvitalização do tecido da área afetada, sem utilização de medicamentos, processos químicos ou físicos (ressutura) no tratamento de feridas dessa natureza e reestabelecer a cicatrização natural, de dentro para fora, com a estimulação com a utilização de agulhas em acupontos.

Trata-se de um estudo de caso, com descrição qualitativa dos resultados obtidos. Após orientação à paciente sobre nossa proposta de pesquisa e sua finalidade e obtida sua concordância em participar por meio de assinatura em termo de consentimento, foi realizada entrevista inicial e avaliação de lesão. Iniciou-se o tratamento através de acupuntura por meio de estímulo de quarto pontos ao redor da área afetada, foram feitas quatro sessões semanais de vinte minutos cada, com o tempo de quinze minutos por aplicação, pontos em tonificação.

2017, artigos, editor
ferida

Observou-se resposta após a segunda aplicação, com desbridamento da camada externa de fibrina e exposição da lesão propriamente dita. As sessões subsequentes levaram a gradual diminuição da profundidade e do diâmetro da lesão, sem haver ressecamento ou aparecimento de tecido desvitalizado durante todo o processo, evitando-se a necessidade de desbridamento mecânico ou químico, utilizando como referencial a teórico a literatura clássica da medicina chinesa. Os resultados obtidos foram a promoção da cicatrização total num prazo de cinco (5) semanas. Durante todo tratamento não houve qualquer sinal de processo infeccioso local.

2017, artigos, editor
Ferida Cicatrizada

Podemos concluir, que escolha por pontos de acupuntura no tratamento de deiscência de ferida operatória em cirurgia plástica, se bem conduzida, permite potencializar o resultado em tempo de tratamento, financeiramente e estético, desejado pelos pacientes que são submetido a cirurgias plásticas.

Orientado por profa. Carla Dante, adaptado por profa. Brena Montanha.

whats app