#vemprocetn

Terapia à base de plantas pode ser a solução na menopausa

< voltar

A ciência está empenhada em mostrar que a terapêutica à base de plantas pode ser a solução

Os sintomas da menopausa nunca irão desaparecer. As dores de cabeça, as ondas de calor, os suores noturnos e a secura vaginal vão continuar a espelhar a chegada de uma nova fase na vida das mulheres.

Até agora, as terapias hormonais eram apontadas como as mais eficazes na hora de atenuar o agravamento destes sintomas, contudo, o risco associado ao câncer de mama fez com que muitos médicos ficassem com um pé atrás na hora de determinar o tratamento, acabando por optar por vias mais naturais e muito menos danosas para a saúde feminina.

Prova disso é a conclusão de uma recente revisão científica realizada pelo Centro Médico da Universidade Erasmus (Holanda) e pela Universidade de Cambridge (Reino Unido). Depois de analisarem 62 estudos com 6.653 mulheres envolvidas, os investigadores concluíram que as terapias naturais podem ser as mais eficazes para amenizar os sintomas.

Publicada na revista JAMA, e citada na Health, a revisão defende que o consumo de soja (e/ou extratos) de tofu, miso, tempeh e edamame e de plantas e ervas medicinais chinesas tem um impacto idêntico a tomar suplementos de estrogênio.

Em causa, está a presença de isoflavonas de soja que, quando ingeridas entre 10 a 100 mg por dia, têm um efeito idêntico ao hormônio que deve ser reposta durante a menopausa, de forma que os sintomas possam atenuar ou mesmo desaparecer momentaneamente.

fonte: Notícias ao Minuto

whats app