#vemprocetn

Craniopuntura: agulhas no crânio ajudam a tratar AVC, Mal de Parkinson e Alzheimer

< voltar

Isabel Minaré

Craniopuntura ou escalpuntura é a acupuntura realizada em pontos sobre o crânio. Temos uma representação de todo o corpo na cabeça e seus pontos podem ser estimulados como se estivéssemos estimulando os pontos de acupuntura no corpo. O estímulo pode ser feito com agulhas ou com outras formas como cores, sons, pressão com os dedos ou instrumentos (agulhas).

A craniopuntura chinesa se desenvolveu por volta de 1960, baseada no conhecimento da neurologia. As áreas para inserção das agulhas correspondem, no couro cabeludo e na fronte, aos giros e sulcos do cérebro, que recebem informações ou controlam determinadas partes do corpo. Os pontos estão localizados na região da linha de inserção dos cabelos e das têmporas, que podem ser classificados como uma representação somática do corpo.
Como um microsistema, com representação do corpo, não há pontos que possam causar danos a estruturas mais internas como pode ocorrer na acupuntura sistêmica. Na craniopuntura original, há uma maior atuação sobre paralisias. No entanto, as agulhas são introduzidas em maior extensão, o que pode ser desconfortável.

A aplicação demora cerca de 20 minutos. O resultado, na maioria das vezes, é imediato. Essa terapia tem resultado muito útil no tratamento de afeições do sistema nervoso, sequelas de eventos cerebrovasculares (como embolia ou enfarte cerebral), paralisia cerebral infantil, alguns tipos de cefaléia e vertigem. É uma técnica muito empregada no tratamento de problemas emocionais (depressão, ansiedade, insônia, entre outros), transtornos neurológicos, (sequelas de AVC, Mal de Parkinson, Alzheimer, paralisias faciais, tremores, distúrbios da fala e zumbido e etc.). Os efeitos da craniopuntura são imediatos em relação à dor, bloqueada com a inserção das agulhas.

Muitos pacientes chegam às clínicas sem conseguir se movimentar, totalmente travados ou em crises de enxaqueca e labirintite. Eles relatam que depois de uma sessão, o alívio é extremamente grande.

A craniopuntura é excelente em situações emergenciais, mas deve ser complementada, para o alívio não ser apenas momentâneo. Por essa razão, é muito importante fazer o tratamento de forma adequada com auxílio de um profissional capacitado para avaliar a necessidade do tratamento de cada paciente.

fonte: www.jcuberaba.com.br

whats app