#vemprocetn

Rediscutindo a Medicina Tradicional Chinesa atual

< voltar

A verdadeira Medicina Tradicional Chinesa tem sido misturada a conceitos científicos ocidentais modernos e perdido a sua essência

,

Por Secretchina.com

“Hoje em dia a medicina está integrada – nem bem ocidental, nem bem chinesa”, afirma o médico de medicina tradicional chinesa o Sr. Yu Hong Chao, que acredita que o regime chinês está forçando o desenvolvimento da medicina ocidental sobre o sistema medico chinês.

“Metade dos estudos são medicina chinesa a outra metade são medicina ocidental”, diz, acrescentando que isto irá eventualmente erradicar a medicina tradicional chinesa.

“Teremos uma pseudo-medicina chinesa”, diz o Sr.Yu.”Se [a pratica corrente] consiste apenas em ensinar outros como preparar as ervas ou como estudar os livros sem real prática clínica.

Aqueles que poderão realmente compreender as doenças e serão capazes de tratá-las, serão poucos e raros”.

A legislação que está rapidamente mudando a face da medicina tradicional chinesa entrou em vigor em 1999. Como o Sr.Yu muitos praticantes possuem vasto conhecimento e habilidade, mas falham em cumprir os requerimentos e regulamentos.

De acordo com o sistema chinês que regula a pratica médica “um praticante de medicina chinesa registrado” não pode passar um documento para licença por doença ou passar uma prescrição.

O seu estatuto é equivalente ao de um enfermeiro. O Sr. Yu está muito preocupado que a medicina tradicional chinesa desapareça de vez. Infelizmente muitos chineses não estão sequer conscientes do que está acontecendo à sua própria cultura.

O Sr.Yu descreve o que ele considera praticar verdadeira medicina: “Quando alguém que tem genuína habilidade em medicina chinesa, quando tem interesse genuíno em tratar o paciente, há sinceridade em recomendar o paciente para outros médicos quando a habilidade encontra limitações”.

“Se um praticante consegue curar 6 de 10 pacientes, então ele é um praticante médico de primeira categoria”, diz o Sr.Yu. “Se consegue curar apenas um ou nenhum, então não sabe curar doenças. Se um médico não sabe curar doenças para que serve?”

“Por exemplo, eu mandei 10 pacientes a um praticante e ele curou todos. Ele é um praticante de primeira categoria” diz. “Uma condição como espondilite anquilosante não é tratável com medicina ocidental, mas um verdadeiro praticante de medicina chinesa pode melhorar a condição em mais de 80%”.

“Existem muitos bons praticantes de medicina chinesa, mas infelizmente, por não possuírem certificados, não podem praticar”. É triste para o Sr.Yu ver tantos pacientes procurarem por todo o lado para encontrar um genuíno praticante de medicina chinesa, mas falharem e terem que sofrer consequências adversas.

Genuínos praticantes de medicina têm como objetivo ajudar as pessoas em vez de fazerem dinheiro. Na parede da clínica do Sr.Yu os ensinamentos do seu mestre deixam bem claro:”Desconto ou de graça para os pobres”.

O Sr.Yu diz que tem que seguir os ensinamentos do seu mestre, mas também lamenta o declínio moral das pessoas hoje em dia. Tais pessoas nem sequer fazem um telefonema de agradecimento quando suas doenças são curadas.
Servindo à comunidade

De acordo com estatísticas em 2010, Hong Kong apresentava-se em segundo lugar no mundo onde a esperança média de vida é mais longa . O Sr.Yu acredita que isso é porque Hong Kong tem genuínos praticantes de medicina chinesa.

“Muitos outros países possuem melhor ambiente, comida e ar, mas não se podem comparar a Hong Kong. Quando os praticantes de medicina chinesa desaparecerem de Hong Kong, a esperança de vida dos residentes irá decrescer” diz.

De modo a manter vivo o legado da antiga medicina tradicional chinesa deixado por seu antepassados, o Sr. Yu fundou a associação ‘Preserving Ancient Chinese Medicine’ uma organização não lucrativa. Ele espera poder preservar e passar o legado de 5.000 anos de medicina tradicional chinesa.

Quando a associação foi estabelecida, o Sr.Yu tinha o cabelo negro. Agora, apenas alguns anos passados e o seu cabelo tornou-se grisalho. É um duro trabalho para um velho médico atender a reuniões e protestar nas ruas. Mas um velho praticante de medicina chinesa não pode ficar em casa saboreando a vida, pois necessita espalhar as notícias e servir a comunidade.

Nos últimos 10 anos, o Sr.Yu empenhou-se em esclarecer reportagens que distorciam a medicina chinesa. Ele espera que os residentes de Hong Kong possam apreciar o verdadeiro valor da medicina chinesa. “Algumas doenças não podem ser curadas pela medicina ocidental, a vida será definitivamente melhor se existirem mais opções”, afirma.secretchina.com/

fonte: Epoch Times em Português

whats app