#vemprocetn

Florais e fitoterápicos podem curar distúrbios do sono

< voltar

Os distúrbios do sono chegam trazendo sempre mais que a dificuldade em dormir e restabelecer o equilíbrio do corpo. Geralmente, a insônia, assim como o sono agitado e interrompido, é um sinal de que algo não vai bem no seu organismo. A fitoterapia é uma das alternativas que prometem tratar a causa do distúrbio e não apenas os sintomas.

O naturólogo Luís Gustavo Viderman utiliza fitoterápicos e florais para tratar seus pacientes. Para escolher as plantas que vai receitar, o especialista faz uma entrevista detalhada, chamada de anamnese holística, com a pessoa. Em geral, os tratamentos duram entre um e dois meses, mas o tempo varia bastante para cada indivíduo.

Viderman explica que as essências florais agem de acordo com o princípio da ressonância, que se refere à força das essências, que ressoa e amplifica qualidades particulares da alma humana. “Quanto mais um determinado remédio se aproximar da condição energética do paciente, maior será o efeito provocado. Os florais promovem equilíbrio para enfrentar medos, preocupações, ansiedades e outros fatores que desarmonizam o ser humano”, afirma.

Os florais e fitoterápicos são fórmulas que atuam no eixo psico-neuro-endócrino-imunológico. Segundo o profissional, é por isso que restabelecem a fisiologia do organismo de forma integral. No tratamento dos distúrbios do sono agem com maior foco no sistema nervoso central. “Os princípios ativos das ervas medicinais atuam no neurotransmissor GABA (ácido gama aminobutírico), que inibe o sistema nervoso, causando sedação”.

Os fitoterápicos devem ser utilizados preferencialmente em forma de chá, mais sutil com o organismo, recomenda Viderman. “Mas também existem outras formas de uso como a tintura, extrato fluido em álcool e extrato seco. De acordo com cada pessoa, os fitofármacos são indicados com uma dosagem e tempo de uso específicos”, ressalta.

Outras substâncias utilizadas em casos de insônia são camomila, maracujá, melissa, lúpulo, centaury, white chestnut, hornbeam e aspen. O uso de fitoterápicos não tem contra-indicação, fora casos de gravidez e estágio de lactação. Mesmo assim, nunca é aconselhável se automedicar.

O acompanhamento de um profissional é fundamental para que uma solução efetiva à causa do problema seja encontrada, visto que ele é a pessoa capacitada para combinar dosagens e recomendar outras práticas que favorecem a cura, como a prática de exercícios de respiração, a adoção de uma dieta equilibrada e a mudança de hábitos de vida.

fonte: Minha Vida

whats app