#vemprocetn

SOFRE DE DORES NAS COSTAS?

< voltar

A Medicina Tradicional Chinesa previne complicações na zona das costas, um problema que afeta mais de 70% das pessoas

As dores nas costas podem condicionar o nosso dia a dia, ao ponto de nos impedirem de realizar as mais simples tarefas.

acupuntura contribui para o alívio da dor em 82% dos casos e tem uma eficácia de 72% nos casos de dor lombar ou ciática. Esta técnica da Medicina Tradicional Chinesa tem ótimos resultados em pacientes com artrite. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 7 em cada 10 pessoas têm problemas na coluna durante a sua vida e esta causa tornou-se a segunda principal razão de ida ao médico. As dores nas costas são ainda responsáveis por 50% dos casos de incapacidade física na população adulta, levando 400 mil portugueses a faltarem ao trabalho por ano, uma média superior a 33 mil por mês.

Dores aumentam no inverno

Com a chegada do frio, os músculos contraem, o que leva ao aumento das dores nas articulações, principalmente na coluna. E são os menos ativos são os que mais sofrem, levando ao aparecimento de doenças degenerativas como artrites, artroses, dormência e formigueiro nas mãos.

Contudo, o número de jovens e adultos com esta patologia está também a aumentar.

«A acupuntura deve cada vez mais ser vista como uma solução válida para qualquer tipo de dor ou inflamação, apresentando efeitos analgésicos, de relaxante muscular e anti-inflamatórios, auxiliando no tratamento de dores lombares», corrobora Hélder Flor, especialista em Medicinas Complementares.

Estas patologias estão interligadas, uma vez que a coluna é a principal parte do corpo que estabelece a ligação com todo os outros membros. As novas diretrizes do American College of Physicians sobre o tratamento da dor lombar apontam a acupuntura como tratamento mais eficaz para alívio da dor e melhoria ao invés do uso de medicamentos farmacêuticos.

Privilegiar o tratamento sem medicamentos

A Ordem dos Médicos dos Estados Unidos é clara e também aconselha que médicos e pacientes passem a optar pelo tratamento não-farmacológico com calor superficial, massagem ou acupuntura em todos os casos de dor aguda na região lombar. O documento, que assina um conjunto de «fortes recomendações» para ortopedistas e clínicos gerais, baseia a sua nova estratégia num conjunto de estudos clínicos que «evidenciam cientificamente» que as técnicas utilizadas pela medicina tradicional chinesa promovem o mesmo tipo de melhorias que a terapêutica medicamentosa, pelo que a utilização de medicamentos pode ser, em muitos casos, substituída por tratamentos não invasivos.

fonte: www.vip.pt/sofre-de-dores-nas-costas-ha-uma-solucao

whats app