#vemprocetn

Hipertensão pode ser tratada com acupuntura

< voltar

Daniella Medalha

A hipertensão arterial sistêmica é a mais frequente das doenças cardiovasculares. É também o principal fator de risco para as complicações mais comuns como acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio. No Brasil, são cerca de 17 milhões de portadores de hipertensão arterial, 35% da população de 40 anos e mais. E esse número é crescente. Seu aparecimento está cada vez mais precoce e estima-se que cerca de 4% das crianças e adolescentes também sejam portadoras. A carga de doenças representada pela mortalidade de vida à doença é muito alta. Por tudo isso, a hipertensão arterial é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo.

São várias as causas da hipertensão arterial: fator emocional, obesidade, álcool em excesso, sal em excesso, cigarro, hereditariedade, vida sedentária, etc. As pessoas que sofrem de hipertensão buscam incessantemente a cura para a doença, e através da acupuntura, a paciente pode tratar o problema. Os pontos estão unidos entre si por linhas que são os meridianos de canais condutores de energia. A estimulação dos pontos de acupuntura tem o objetivo preciso de regular a circulação de energia dos canais. As agulhas são instrumentos capazes de agir sobre estes pontos que, quando estimulados, atuam diretamente no Sistema Nervoso Central (SNC).

Os neurônios levam a informação ao Córtex Cerebral onde acontece a sinapse com outro neurônio, liberando substâncias neuroquímicas que são transportadas novamente até o ponto estimulado dando a resposta necessária.

A acupuntura tem ação efetiva no tratamento da hipertensão, não apenas resolvendo os sintomas associados, mas equilibrando a pressão arterial nos patamares da normalidade, o tratamento pode ser feito com agulhas, no método tradicional, ou sem agulhas, usando raios laser, auriculoterapia.

Nas primeiras sessões, o paciente experimenta a sensação de bem-estar, resultante da diminuição da hipertensão arterial “pressão alta”, que pode ser comprovado medindo-se a pressão antes e após a sessão de acupuntura. O tratamento depende de cada paciente específico. Inicialmente, são indicadas duas sessões por semana e depois é feita uma reavaliação para continuar o tratamento. Por tanto, procure um profissional capacitado e comece já o seu tratamento.

fonte: www.jcuberaba.com.br

whats app