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Tratamento das emoções pela Medicina Tradicional Chinesa

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Silveira, L. A.
Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN – Bauru – 2010.

1- INTRODUÇÃO
Os fatores de adoecimento na Medicina Tradicional Chinesa são considerados tanto no aspecto interno quanto no externo. O indivíduo pode adoecer por deficiência de seu sistema de defesa (meio interno) que consideram a estrutura genética e hereditária, o modo de vida e os sentimentos. Já pelo fator externo dependem do clima em suas manifestações diversas, e do meio ambiente.

2. OBJETIVOS
Iniciar o estudo sobre a perspectiva da Medicina Tradicional Chinesa quanto à Psique e a sua interação com os processos corporais relativos aos padrões de saúde e doença. Busca-se também compreender a relação dinâmica entre o psiquismo e a fisiologia energética para integrar a acupuntura como recurso terapêutico complementar à prática do psicólogo clínico no tratamento das emoções.

3. DESENVOLVIMENTO
Alguns textos clássicos da MTC mostram as doenças mentais como fonte de desequilíbrios ligados ao Coração, a morada do Shen ou consciência, ou ao Fígado que é responsável pelo fluxo de Qi e das emoções.

Todas as síndromes mais importantes que incluem insônia, ansiedade, mania, depressão, histeria e psicose tem como base alterações do Shen, do Coração e do Fígado.

Observa-se que na MTC, certas pessoas com baixa energia dos Rins tem um desenvolvimento normal do aparelho psíquico, porém apresentam sérias doenças físicas, tais como distrofia muscular, doença desmielinizante, dentre outras. Existem outros que apesar de aparentemente saudáveis, trazem consigo distúrbios psíquicos graves. E muitos têm os dois problemas concomitantemente. Há casos em que a deficiência de energia renal pode expressar-se no pólo psíquico, no físico ou, se for de grande intensidade, em ambos e isso varia de indivíduo para indivíduo.

Alguns Distúrbios Depressivos mais comuns:

DISTÚRBIOSÍNDROMES
Depressão maníacaFogo por Deficiência do Coração/Fogo do Coração
Depressão e agressividadeEstagnação do Qi do Fígado/Fogo no Fígado
Depressão com ansiedadeDeficiência do Qi, Sangue e Yin do Coração
Depressão da menopausaDeficiência do Yang do Coração e do Rim/Deficiência do Yin do Coração e do Rim
Depressão e labilidade emocional do período pré-menstrualEstagnação do Qi do Fígado/Hiperatividade do Yang do Fígado
Depressão pós-natalDeficiência do Qi e do Sangue
Depressão e impotênciaDeficiência do Yang do Rim e Deficiência do Coração com Distúrbio do Espírito do Coração
Depressão e consumo excessivo de energiaExcesso de vontade do Rim e Deficiência do Qi do Rim

Síndromes de Depressão

SíndromesSinais e sintomasPulsoLínguaCombinação de Pontos
Deficiência do Yang do CoraçãoFalta de alegria, solidão, falta de interesse na vida, sensação de não ser amado e de não ser amadoVazio ou fino, profundo, lentoPálida, flácida, talvez encovada na pontaVC4, VC17, E36, BP6, C7, C8 (ton)Usar moxa com cautela
Estagnação do Qi do CoraçãoFrustração nos relacionamentos por dificuldade em expressar cordialidade e os próprios sentimentos, com tristeza e imensa afliçãoRetardado ou em corda, talvez ásperoVários tipos, talvez violácea e pálida na pontaVC 17, B14, B44, BP4, PC6, C5
Deficiência do Qi do BaçoPreocupado com infinitos pensamentos, preocupação e questionamentos mentais, excesso de raciocínio sem ação suficienteVazio ou fino, talvez áspero e profundoPálida, talvez fina e secaVG 20, Yin Tang, VC 4, E 36, E 45, BP 1, BP 2 (ton)
Estagnação do Qi do BaçoPessoas isoladas, solitárias, que são evitadas por outras pessoas pelo comportamento possessivo e dependente, dominadores, que invadem e interferem na vida dos outros, sempre se queixandoEscorregadio, talvez cheio ou com fluxo abundante, com vazio de basePálida, flácida ou aumentada, talvez sulco profundo na área do BaçoVC12, E40, E45 F1, F3, F13
Deficiência do Qi do PulmãoRecolhimento e falta de participação no presente, dificuldade ou medo de formar vínculos duradouros com os outros, vive das lembranças do passado Vazio, profundoPálida, flácida, talvez encovada na área do PulmãoVC4, VC17, E36, R3, P1, P9, P10
Estagnação do Qi do PulmãoPesar reprimido, resistência em se desprender dos relacionamentos antigos, dificuldade de lidar com a dor da perdaRetardado, talvez com fluxo abundante em nível profundoPálida ou violáceaVC17, E40, B13, B42, P1, P7, PC6
Deficiência do Yang e do Qi do RimDesmoronamento da personalidade, desistiu da vida, rendição completa de si mesmo, perda total do controle, falta de força de vontade.Vazio ou fino, lento, profundo, áspero, talvez dispersoPálida, flácida, úmidaVG20, VC4, R2, R7, E36, C8, R1
SíndromesSinais e sintomasPulsoLínguaCombinação de Pontos
Excesso de vontade do Rim e Deficiência do Qi do RimDesapontamentos contínuos em decorrência da vontade ser mais forte que as reservas de energia, ou pelas ambições fora da realidade, talvez depleção das energiasEm corda, fino, áspero, variável, talvez com fluxo abundantePálida, flácida, talvez pontos vermelhosVG20, E36, R3, B64, B2
Deficiência do Qi em Fígado/Vesícula BiliarDúvida sobre si mesmo, incerteza, insegurança, suscetibilidade e hipersensibilidade com depressão e um sentido muito limitado de siVazio ou fino, áspero, talvez variável ou retardadoPálida, talves fina, talvez pontos vermelhos nas bordasVG20, VC4, VB13, VB40, TA4, R3
Estagnação do Qi do FígadoDepressão e frustração, sente-se bloqueado pelas circunstâncias, gosto pelo movimento e aversão em ficar parado, talvez zangado ou irritávelEm corda, talvez lento ou rápido, cheio ou vazioViolácea, talvez vermelha ou pontos vermelhos nas bordasVC6, VC17, F1, F3, F14, PC1, PC6
Estagnação do Qi do Fígado/Fogo no FígadoAlternação entre depressão e agressividade e raiva, alternação de raiva reprimida com raiva expressaEm corda talvez lento ou rápido, cheio ou vazioViolácea, vermelha, talvez desviada ou trêmulaF2, F14, PC8, VG20, VC6, BP6 + R1, F1 em sedação para raiva
Fogo por deficiência do Coração/Fogo do CoraçãoDepressão maníaca, alternação de hilaridade e sociabilidade com depressão que pode ser desesperada com tendência suicidaRápido, cheio ou vazio, talvez irregular ou escorregadioVermelha, especialmente na ponta, talvez trêmula, talvez saburra gordurosaVC17, PC6, BP6, R3 (ton) + C3, C8 (harm.) para fase maníaca + VG20, R1 (disp) para fase maníaca grave + E36, C7 (ton) para fase depressiva + VC4 (ton), R1 (moxa) para fase depressiva grave
Deficiência do Yang do Coração e do Rim/Deficiência do Yin do Coração e do RimCansaço com sensação de frio,alternando com ansiedade e inquietação, insônia e sensação de calorFreqüência variável, fino ou vazio, talvez irregularPálida com ponta vermelha, talvez marcas dos dentes e trêmulaVC4, VC17, E36, BP6 (ton) + VC14, C6 (harm), R6 (ton) para ansiedade + VG20, R4, C8 (ton) para depressão
Deficiência de Qi, Sangue e Yin do CoraçãoAnsiedade, depressão, labilidade emocional, fraqueza e nervosismo, facilmente se cansa e fica emocionalmente perturbadoFino, áspero, talvez irregular, móvel ou variávelPálida, fina ou flácida com ponta vermelha e forma irregular na pontaVC4, E36 (ton), VC14, VC24, Bp4, PC6 (harm)
Deficiência de Qi e de SangueAnsiedade e depressão com exaustão, fraqueza e talvez tontura, por exemplo, após partoVazio, fino ou pequeno, áspero, profundoPálida, flácida, marcas dos dentesVG20, VC4, VC12, VC17,E36, BP6, F8, IG4 (ton) alternar VG4, VG20, B15, B20, B23, BP6, IG4 (ton), moxa se não houver sinais de calor

4- CONCLUSÃO
Na Medicina Tradicional Chinesa não há como tratar corpo e mente separadamente, pois um interage com o outro.

Cada órgão está de forma direta ou indireta relacionado a diversas emoções, assim como os sentidos, os tecidos e as funções.

O desequilíbrio instalado é que dá origem à doença e traz consigo alterações em todos os sistemas.

Como corpo e mente formam um todo integrado e inseparável, as emoções podem não somente causar desarmonia, mas também serem causadas por esta.

 A MTC prioriza o equilíbrio como uma questão básica para uma boa saúde. Qualquer desarmonia contínua pode se tornar uma causa patológica. O equilíbrio é relativo para cada indivíduo, ou seja, o que é muito para um indivíduo, pode não ser suficiente para o outro.

Trabalho orientado por Prof. Marcelo Milanda
Adaptado por Brena de O.Benjamin Montanha.

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