#vemprocetn

Recém-nascidos recebem massagem em maternidade de Cruzeiro do Sul

< voltar

Técnicas também são aplicadas em parturientes. ‘As mulheres ficam mais felizes’, afirma diretora de unidade.

Uma vez por semana, grávidas, mães que acabaram de ter filhos e bebês recém-nascidos recebem um tipo diferente de tratamento na Maternidade de Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Saem os recursos da medicina tradicional e entram em cena os conhecimentos de técnicas orientais de massagem.

O trabalho é desenvolvido pelo massoterapeuta Bento Marques e é oferecido pela rede pública de saúde do estado desde 2013. As mães recebem e aprendem técnicas de massagem para aplicar em si mesmas e nos filhos. A técnica aplicada aos recém-nascidos se chama shantala e, segundo o especialista, pode ajudar as crianças as terem um sono mais tranquilo, além de aliviar cólicas.

“A intenção é através da medicina milenar da Índia e China, alinhada aos saberes da floresta, incentivar as terapias integrativas. O Acre está trabalhando para que estas técnicas entrem para o Sistema Único de Saúde (SUS). No ocidente, pessoas adoecem, sentem dor, passam mal para poder procurar um médico. No oriente, existem as terapias preventivas, que buscam manter o corpo saudável”, explica.

Marques diz ainda que mãe e filho são beneficiados com as técnicas. “A automassagem e a massagem shantala para bebês têm mais de cinco mil anos de história e promove a saúde dos órgãos internos como fígado, pulmão, coração, rins e outros evitando muitas doenças. Nossa intenção é promover a saúde das crianças e um contato mais íntimo da mãe com o filho, evitando as cólicas, diarréias, insônias e muitos outros sofrimentos”, enfatiza.

A diretora da unidade, Rosa Maria, diz que os efeitos podem ser observados nas pacientes. “Acredito que essa massagem é de grande valia para os partos naturais. Depois dessa massagem o parto evolui de maneira mais natural, com menos dor, proporcionando um bem estar dos recém-nascidos. Percebemos que após o parto, as mulheres ficam mais felizes, parecem mais relaxadas”, finaliza.

fonte: g1.com/cruzeirodosuleregiao

whats app