#vemprocetn

Livre-se da tensão pré-menstrual através da medicina chinesa

< voltar

Por Isaac Guimarães Jr, Epoch Times

O termo “tensão pré-menstrual” descreve amplamente os sintomas físicos e emocionais que ocorrem antes do período menstrual. Dentre os sintomas a labilidade emocional, sensação de inabilidade, choro, propensão a crises de raiva, distensão na região hipogástrica e nas mamas, alterações do sono, são comumente relatados durante o período que precede a menstruação. Os sintomas podem ser moderados até extremamente severos, gerando agressividade e perda de controle. Os sintomas podem durar um dia até duas semanas antes do período menstrual.O fator etiológico mais importante na tensão pré-menstrual é a tensão emocional. A raiva, frustração, inconformidade e o ressentimento podem gerar estagnação no Qi do Fígado que é a principal causa de tensão pré-menstrual.

Alimentos gordurosos, doces, derivados de leite e condimentos prejudicam o Baço no transporte e transformação de alimentos gerando umidade interna. Se houver estagnação do Qi do Fígado, provavelmente haverá calor interno. Quando o calor associa-se com a umidade gera um espessamento dos fluídos orgânicos causando um quadro de Mucosidade-Fogo. A natureza da mucosidade é a obstrução e a do fogo é a elevação. Dessa forma a mucosidade acumula-se no tórax e nas mamas e também obstrui a claridade da mente. Isso provoca distensão das mamas, sensação de opressão torácica e alterações psicológicas severas.

O excesso de trabalho e de atividade sexual enfraquece o Yin do Rim e do Fígado e devido a esse quadro de deficiência ocorre a estagnação do Qi do Fígado.

Para tratar eficazmente esse desequilíbrio energético deve-se saber se os sintomas decorrem de uma deficiência ou excesso energético. Para esse diagnóstico os principais métodos utilizados são a pulsologia radial, avaliação da língua, palpação do abdome e o interrogatório das dez questões.

Via de regra, quando se trata de um quadro de deficiência, a mulher procura aquecer o baixo ventre e pressiona a área dolorida para aliviar o desconforto. Nos quadros de excesso a pressão piora os sintomas agudizando ainda mais as dores.
As condições de excesso estão relacionadas à:

– Estagnação do Qi do Fígado
– Mucosidade-Fogo perturbando o Alto
– Alterações nos Vasos Curiosos Chong Mai e Dai Mai

As condições de deficiência devem-se principalmente à:
– Deficiência de Sangue do Fígado
– Deficiência de Yin do Fígado e do Rim
– Deficiência de Yang do Baço e do Rim

Sugiro a prática de atividades físicas moderadas, no período que antecede o ciclo menstrual para otimizar a circulação, mover o Qi do Fígado e estimular o diafragma. Esses exercícios atuam sobre o Pulmão que rege o Qi e sobre o Fígado que rege a drenagem e dispersão de sangue no organismo. Atividades como caminhadas, corrida leve (trajetos curtos), natação, taijiquan, yoga, ciclismo, são boas sugestões. Procure eliminar da dieta alimentos mucogênicos, gordurosos, derivados de leite, farinha branca e condimentos.

Não indico fórmulas, receitas ou prescrições de pontos devido ao fato da medicina chinesa ser uma arte refinada que contempla uma miríade de diferenciações dentro de uma mesma classificação. Recomendo sempre a procura de um profissional habilitado para a realização de um tratamento, seja através de compostos fitoterápicos, acupuntura e moxabustão, auriculoterapia, tui-ná.

Isaac Guimarães Jr Fisioterapeuta
Isaac Guimarães Jr é fisioterapeuta, especialista em acupuntura com formação em quiropraxia clínica e terapia manual ortopédica.

fonte: Epoch Times em Português

whats app