#vemprocetn

O Antialérgico chamado Acupuntura

< voltar

A reação alérgica é uma resposta imunitária à exposição a um agente estranho (alergênico). O mecanismo de ação da alergia tem duas fases: a sensibilização, quando o sistema imunitário detecta a substância estranha no primeiro contato, e a fase de reação alérgica propriamente dita, onde os anticorpos do indivíduo já sensível ao alergênico o capturam diretamente provocando a libertação de histamina (substância responsável pelos sintomas característicos das alergias – daí a administração comum de anti-histamínicos).

A pele e o aparelho respiratório são os órgãos mais afetados pelos alergênicos, uma vez que são os que estão mais expostos aos potenciais agressores (seja por contato ou por inalação).

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o pulmão tem uma estreita relação (energética) com a pele, precisamente devido à exposição direta ao ambiente exterior a que ambos estão sujeitos, havendo quase sempre uma relação de causa-consequência entre as patologias respiratórias e as alterações cutâneas e, nas alergias, bem como na asma brônquica, rinite, eczema, urticária, etc, essa relação é bastante evidente.

Nos tratamentos com acupuntura, à luz da MTC, os pontos são selecionados com a finalidade de:

Do ponto de vista da Medicina Convencional (MC), podemos analisar a reação ao estímulo da acupuntura da seguinte forma:

Além de todos os efeitos fisiológicos descritos, também o relaxamento promovido pela acupuntura, independentemente da causa, podem promover alívio importante do doente asmático.

Cada vez mais o tratamento complementar com acupuntura é solução terapêutica eleita por médicos e doentes, tendo resultados extremamente satisfatórios!

Paula Gradim
Especialista de Medicina Chinesa

fonte: Bairrada Informação Portugal

whats app