#vemprocetn

Desintoxicar através da medicina chinesa

< voltar

Após a época das festas surgem frequentemente sintomas associados aos excessos alimentares. Dores de estômago, vómitos, enjoos, azia e sensação de enfartamento resistem durante dias e torna-se prioritário fazer uma desintoxicação rápida e saudável do corpo. A medicina chinesa dá uma ajuda.

Se a medicina ocidental se concentra no sintoma, a tradicional chinesa vai mais longe e privilegia a atuação nos órgãos responsáveis. A acupuntura surge como método de eleição, uma vez que ajuda no reequilíbrio do organismo de forma saudável e sem recurso a químicos, mas é acompanhada pela fitoterapia – terapêutica que recorre ao uso de ingredientes de origem vegetal, mineral ou animal para o tratamento de patologias ou desequilíbrios.

EXERCÍCIO FÍSICO E ALIMENTAÇÃO

“A medicina tradicional chinesa valoriza um reequilíbrio do organismo de forma gradual”, explica Hélder Flor, terapeuta e especialista em Medicina Tradicional Chinesa. Para garantir o sucesso é preciso evitar os extremos, apostando na moderação e sem esquecer que o exercício físico e a alimentação são trunfos fundamentais para auxiliar na auto-regulação do corpo.

“Devemos tratar-nos com comida… mas com boa comida!”, avisa o médico. A água surge como denominador comum, uma vez que”não existe melhor forma de depurar todos os órgãos do sistema digestivo”. Isto faz com que também na fruta seja valorizada aquela que é rica em água, com especial ênfase para as frutas tropicais. O abacaxi e a papaia são diuréticas e digestivas devido às suas enzimas, enquanto a melancia, por ser também diurética e facilitadora da digestão também é um importante aliado. “Devemos consumir à vontade legumes crus ou cozinhados de todas as formas e feitios”, continua.

ÚLTIMAS RECOMENDAÇÕES

Hélder Flor aproveita para recomendar que se adicione um pedaço de gengibre ao sumo de melancia (o alimento é um poderoso desintoxicante que ativa e acelera o metabolismo) e destaca ainda as vantagens dos cereais integrais – sobretudo o arroz – da couve portuguesa e da maior parte dos vegetais de folha verde escura, por serem ricos em ferro e fibras, além da ação antioxidante.

Beber mais água do que o normal e comer algumas amêndoas, com pele, quando a fome apertar são outras duas sugestões para ajudar a saciar durante o dia numa fase pós-festividades.

fonte: Impala

whats app