#vemprocetn

Crise gera desemprego e conflitos em família; saiba como os Florais de Bach podem ajudar

< voltar

Falta de dinheiro, angústia, diminuição da autoestima e desespero são sintomas que afetam os desempregados e, consequentemente, suas famílias, gerando conflitos no lar. Sistema de cura universal, os Florais de Bach podem ajudar no restabelecimento do equilíbrio de todos.

A recente desaceleração econômica observada no Brasil fez crescer o tão temido desemprego. É uma situação que, em muitos casos, traz desespero e medo não só ao membro que perdeu o trabalho, mas também, aos demais – já que as contas e as necessidades materiais não cessam.

É a situação ideal para o surgimento de conflitos. O desempregado, mais nervoso e preocupado, pode dar menos atenção à família. Os demais se ressentem não só desta mudança de comportamento, mas também, de alterações no estilo de vida – menos lazer, compras, abandono de algumas atividades prazerosas para economizar, etc. “É a hora da família se unir, se apoiar e compreender o desempregado e a nova situação para não fragilizar os relacionamentos daquele núcleo”, recomenda Maria Aparecida das Neves, terapeuta floral e aromaterapeuta. “Não é hora de cobranças, mas sim, de motivar o desempregado a buscar uma nova recolocação, valorizando todas as suas atitudes neste sentido”.

E até as crianças precisam participar do processo. “É um assunto que também deve ser tratado com responsabilidade delas. Situá-las a respeito da situação familiar é algo positivo – porém, é importante não fazer um ‘terror’ na cabecinha dos pequenos. Caso o ambiente esteja tenso, eles perceberão e isso pode gerar ainda mais conflitos desnecessários, já que os filhos podem achar que os pais estão tristes ou bravos com eles, o que não é o caso”, detalha Aparecida.

Florais no auxílio dos conflitos familiares

Descoberto na década de 30 pelo médico inglês Edward Bach, os Florais de Bach compõem um sistema de cura universal que pode ajudar a amenizar os sentimentos negativos que afetam as famílias durante as épocas de crise e desemprego. Maria Aparecida das Neves indica quais florais são os mais indicados para cada situação – lembrando que o terapeuta floral, após uma conversa com cada membro familiar, poderá dizer quais as melhores essências para reencontrar a harmonia emocional.

Fé – Para que os que estão desempregados não se desanimem diante dos obstáculos e das decepções, o floral Gentian irá resgatar a fé e dará a confiança de que dias melhores que virão.

Esperança – Caso a pessoa já tenha ‘jogado a toalha’, desistido de ir à luta e esteja acometida por um desânimo profundo, poderá ser ajudada com o floral Gorse, que irá trazer a sua esperança de volta para que ela possa seguir em frente.

Irritação – Se o quadro for de irritação, acompanhado por reações explosivas com o familiar, e já não houver paciência para nada, pois acha que tudo e todos estão muito lentos, o floral Impatiens irá ajudar, oferecendo a paciência necessária para que a pessoa ultrapasse esta fase difícil.

Medo – Se o parente estiver com receio de enfrentar os desafios, medos e inseguranças, o que o impossibilita de ser feliz, o floral Mimulus dará a coragem para encarar o dia a dia.

Indecisão – Aqueles que estão indecisos entre duas situações e sem o equilíbrio necessário para saber qual caminho a seguir, deverão usar o floral Scleranthus, que irá auxiliar durante a tomada de decisões, que será feita sem conflito ou dramas desnecessários.

fonte: Segs

whats app