#vemprocetn

As fases do corpo feminino segundo a Medicina Chinesa

< voltar

As bases do conhecimento ancestral dos grandes mestres da Medicina Tradicional Chinesa proporcionam um entendimento dos ciclos do corpo feminino

,

Por Isaac Padilha, Epoch Times

Os ciclos do corpo feminino

Por que as mulheres têm um desenvolvimento mais rápido comparado ao dos meninos* da mesma idade? A medicina chinesa aborda essa questão segundo o seu próprio modo de explicar e compreender o desenvolvimento humano.

Segundo o Suwen**, as mulheres são regidas pelo ciclo lunar e sofrem grandes mudanças no seu organismo e no psiquismo a cada 7 anos. Os homens são regidos pelo ciclo solar e as mudanças no seu desenvolvimento ocorrem a cada 8 anos.

Para uma mulher, a energia dos rins se torna ativa quando ela faz 7 anos, quando os rins determinam a condição dos ossos. Os dentes, sendo o “excedente” dos ossos, são profundamente afetados pela energia dos rins: é nessa época em que ocorre a troca da dentição, quando os dentes de leite caem e os permanentes emergem e se consolidam se a energia renal da pessoa for próspera.

O cabelo também é influenciado pela energia renal: o cabelo é a extensão do sangue e o sangue é transformado a partir da essência dos rins; portanto, os cabelos irão crescer quando os rins estiverem prósperos.

Sua fertilidade surge aos 14 anos, nessa época o canal Ren Mai começa a ser posto à prova, e seu canal Chong se torna próspero e a menstruação começa a ocorrer. Já que todas as suas condições fisiológicas estão maduras, ela pode engravidar e ter um bebê.

O crescimento da energia dos rins atinge o status normal de um adulto por volta da idade de 21 anos: ocorre o nascimento dos últimos dentes e os demais se encontram completamente desenvolvidos.

Por volta de 28 anos, sua energia vital e se seu sangue se tornam substanciais, suas extremidades se tornam fortes, o desenvolvimento dos tecidos e de todo o seu corpo é florescente. Nesse estágio, seu corpo atravessa a condição mais forte.

O físico de uma mulher muda da prosperidade para o declínio, gradativamente após a idade de 35 anos. Assim, nessa época, seu canal Yangming começa a ficar debilitado, sua face enfraquece, e seus cabelos começam a cair.

Por volta da idade de 42 anos, seus canais Yang (Taiyang, Yangming e Shaoyang) começam a declinar. Por essa época, a compleição de sua face murcha, e seus cabelos começam a ficar brancos.

Após a idade de 49 anos, seus canais Ren e Chong declinam e sua menstruação some, já que sua essência está exausta. Seu físico fica mais fragilizado e por essa época já não é mais possível a concepção.


**O presente artigo foi baseado no capítulo 1 do Suwen, livro clássico da Medicina Tradicional Chinesa, sob a autoria de Bing Wang (Dinastia Tang)

Isaac Padilha Guimarães Júnior é fisioterapeuta especialista em acupuntura e professor titular do Instituto Brasileiro de Acupuntura e Moxabustão de Porto Alegre (Ibrampa)

fonte: Epoch Times em Português

whats app