#vemprocetn

Cachorro zen: conheça pets tratados com acupuntura e outras terapias alternativas

< voltar

Quando o tempo está para chuva, o vira-lata Nick começa a latir e, geralmente, se esconde debaixo da cama. O fato de ter sido abandonado pelos antigos donos fez com que ele ficasse temeroso cada vez que Berenice Prossi sai de casa, tentando impedi-la de cruzar a porta. Para amenizar os sentimentos de medo e ansiedade que envolvem o pet, a empresária e moradora do bairro Menino Deus decidiu fazer um tratamento que equilibrasse as emoções do amigo canino, que já tem status de filho. Há dois anos, ela recebe semanalmente a visita da veterinária Gisele Mazuim e de seus aparatos terapêuticos – os principais deles, agulhas de acupuntura e florais.

Rodrigo Lorenzoni, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS diz que práticas como acupuntura e homeopatia já são aceitas pelo Conselho Federal da profissão, mas alerta que devem ser sempre exercidas por médicos veterinários, caso contrário, podem deixar lesões ou danos irreversíveis:

– Com a evolução do mercado pet, está havendo um movimento para a especialização. Acupuntura e homeopatia são duas especialidades possíveis. Existem estudos da aplicação da quiropraxia, reiki, fisioterapia, mas essas práticas ainda não têm sedimentação técnica. O médico pode exercitar esses procedimentos por sua conta e risco, mas não terá respaldo do conselho.

FISIOTERAPIA
– Busca a recuperação, manutenção e promoção da função física e da qualidade de vida dos pets. Utilizada em cães em recuperação após procedimentos cirúrgicos ortopédicos, processos de fortalecimento muscular, controle de doenças degenerativas ou crônicas. Pode valer-se de técnicas como fototerapia, hidroterapia, entre outras.

HIDROTERAPIA
– Mais usada para condicionamento físico e em animais que estão em fase final de reabilitação, favorece pelo ambiente de baixo impacto.

FOTOTERAPIA
– Aplica exposições repetidas e controladas de radiação ultravioleta para alterar a fisiologia cutânea e induzir a regressão ou controlar a evolução de diversas dermatoses.

QUIROPRAXIA
– Técnicas de imobilização das articulações quando a dor é causada pelo deslocamento. Tem como finalidade maximizar a mobilidade e aperfeiçoar a função do sistema nervoso para permitir troca de informação entre o cérebro e o corpo.

ACUPUNTURA
– Induz o organismo a produzir uma substância que o corpo está carente. Além de dar suporte químico e energético, tenta tratar o que causou o desequilíbrio. Gera efeitos sistêmicos, equilibrando o animal em todos os sentidos.

HOMEOPATIA
– Age no organismo de forma a equilibrá-lo. Deixa-o pronto para o processo de combate a doenças diversas e ajuda a fortalecer o pet, evitando as chances de possíveis recaídas ou complicações recorrentes.

fonte: m.zerohora.com.br

whats app