#vemprocetn

Acupuntura pode ser arma secreta no combate a rugas, acnes e até celulites

< voltar

GNT

Linda por dentro e por fora. Esse é o sonho de consumo de qualquer mulher, não é mesmo? Mas ao focar exclusivamente nos meios para alcançar a beleza, é comum colocar em segundo plano a saúde do corpo. Aliar os cuidados com a aparência ao equilíbrio e o bem estar é a receita de sucesso por trás da acupuntura estética, técnica baseada na medicina tradicional chinesa que, através da promoção da saúde dos órgãos internos do organismo, atinge resultados surpreendentes também a nível exterior.

Acnes, dermatite, rugas, linhas de expressão, manchas e queda de cabelo são alguns dos problemas combatidos pela aplicação das agulhas em pontos de pressão do rosto e do corpo.

Ao estimular a produção de colágeno e aumentar o fluxo de sangue, esse tratamento contribui para o ganho de elasticidade e para a regeneração da pele, suavizando marcas e prevenindo o aparecimento de rugas. Como explica a dermatologista Daniela Lemes, o relaxamento leva ao controle do estresse e da ansiedade e equilibra as forças musculares: “Pessoas menos estressadas liberam menos quantidade do hormônio cortisol, o que gera uma melhora no viço da pele e na parte de contração muscular”.

Mas não é só nas imperfeições da face que a acupuntura atua. Flacidez, gordura localizada, celulites e estrias também estão na mira de ação dos especialistas que manuseiam as agulhas, estimulando a redução de líquido nas células de gordura e a melhoria da circulação sanguínea e linfática. De acordo com a médica acupunturista Dra. Sley Tanigawa Guimarães, do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAESP), muitos pacientes procuram a eletroacupuntura – método que utiliza agulhas ligadas a aparelhos elétricos – para auxiliar no emagrecimento, controlar a ansiedade e a compulsão alimentar. Agindo diretamente sobre a gordura localizada e os músculos abdominais e dos membros inferiores, esse tratamento apresenta bons resultados no combate à celulite e no fortalecimento de músculos das coxas e dos glúteos.

É importante ter em mente, no entanto, que esse tipo de procedimento não é indicado em casos extremos de excesso de pele, gordura ou rugas e que pode ser associado a outros cuidados, como os oferecidos por dermatologistas. “Há as pacientes que utilizam a toxina botulínica na área dos olhos e da testa e fazem acupuntura para tratar a flacidez da face e do pescoço. É uma combinação bem interessante para quem já tem rugas bem marcadas e deseja um resultado mais expressivo, porém natural”, garante a médica.

No caso do tratamento da acne, por exemplo, Daniela Lemes recomenda a associação da acupuntura com a utilização de cremes tópicos e/ou medicação oral, além de sessões de limpeza de pele e peeling. “A acupuntura possui um fator coadjuvante e complementar nessas patologias. Não deve ser feita como único tratamento para tais problemas”, explica.

Afastando-se do exemplo de procedimentos cirúrgicos e outros tipos de intervenções estéticas invasivas, a acupuntura propõe uma abordagem mais natural e sem efeitos colaterais imprevisíveis. “A acupuntura estética tanto trabalha a imperfeição visível do paciente quanto a possível causa energética desse problema”, afirma a acupunturista Maria Inês, da clínica Soft Skin Laser. E é justamente a preocupação com a natureza das doenças e com o equilíbrio energético do corpo que reside o diferencial desse tratamento. “A acupuntura, de uma maneira geral, cuida dos órgãos para fortalecer as estruturas comandadas por eles”, define a dermatologista e acupunturista Maria Assunta.

fonte: GNT

whats app