#vemprocetn

Causas da cefaleia pela medicina chinesa

< voltar

A cefaleia é a condição neurológica mais prevalente dentre os sintomas frequentemente vistos na prática clínica.

Por Isaac Guimarães Jr

Segundo a International Association for the Study of Pain a cefaleia é a condição neurológica mais prevalente dentre os sintomas frequentemente vistos na prática clínica. A medicina tradicional chinesa considera fatores internos, climáticos, emocionais e dietéticos como fatores causais geradores da cefaleia.

Prevalência

50% da população geral tem cefaleia durante um determinado ano e mais de 90% refere história de cefaleia durante a vida. A média da prevalência de migrânea ao longo da vida é de 18% e a média estimada da prevalência durante o último ano de 13%. A prevalência de migrânea nas crianças e nos adolescentes é de 7,7%. A cefaleia do tipo tensional é mais comum que a migrânea, com prevalência ao longo da vida de aproximadamente 52%. Contudo, apenas as cefaleias do tipo tensional frequente ou crônica reduzem a capacidade funcional. 3% da população geral tem cefaleia crônica, ou seja, cefaleia em mais de 15 dias por mês. Estes são os índices com maior redução na sua capacidade funcional.
(Fonte: www.dor.org.br)

Impacto da Migrânea

90% dos migranosos tem alguma redução funcional relacionada à cefaleia, sendo que aproximadamente metade fica incapacitado ou necessita ficar acamado durante a crise.

Muitas evidências indicam que a migrânea reduz a “qualidade de vida relacionada a saúde” mais que a osteoartrite ou o diabetes. Parte da redução funcional nas pessoas com cefaleia pode ser atribuída a condições comórbidas, as quais necessitam ser adequadamente tratadas.
(Fonte: www.dor.org.br)

Segundo a medicina tradicional chinesa, as principais causas de cefaleia são:

1 – Constituição: A nossa constituição forte ou fraca depende em grande parte do estado de saúde dos progenitores no momento da concepção e especialmente da mulher durante o período de gestação. Pais que não possuem uma alimentação equilibrada, hábitos saudáveis, ou que fazem uso de drogas recreativas, álcool, fumo, estendem o desequilíbrio para o feto, produzindo mudanças energéticas, psíquicas e funcionais no futuro bebê.

2 – Emoções: São causas extremamente frequentes de cefaleia. A raiva, frustração, ressentimento e rancores reprimidos causam a ascensão do Yang do Fígado causando dores que se dirigem para o topo da cabeça, têmporas e desconforto ocular gerando necessidade de fechar os olhos ou descansar em um ambiente escuro. Outros sintomas associados podem ser encontrados, como: azia, náusea, gosto amargo na boca e sede com preferência de bebidas frias. A preocupação excessiva estagna a energia e prejudica os movimentos fisiológicos de subida e descida da energia e do sangue. Como a preocupação relaciona-se com o Baço, a produção de sangue e assimilação de nutrientes, bem como a circulação e nutrição de sangue e fluidos orgânicos torna-se disfuncional, podendo gerar sintomas de dores “surdas” que aliviam com a pressão. O medo causa deficiência da energia renal, as dores localizam-se principalmente na nuca e podem ser acompanhadas de zumbido principalmente no fim do dia.

3 – Trabalho mental excessivo: Devido às mudanças no sistema educacional nas últimas décadas, as crianças têm sido submetidas a um número maior de atividades que envolvam o uso do intelecto, bem como da visão que passa a ser utilizada durante muitas horas frente a computadores, livros, tablets, etc.

4 – Excesso de trabalho: Trabalhar muitas horas sem o devido descanso enfraquece o Qi do Baço e dos Rins, especialmente do Yin dos Rins, o que está tornando-se muito comum na nossa sociedade devido ao moderno estilo de vida. A deficiência do Yin dos Rins não irá nutrir o Yin do Fígado e consequentemente a raiz Yang do Fígado perderá o seu enraizamento, deslocando-se para a parte superior do corpo e produzindo sintomas na cabeça como cefaleias do tipo enxaqueca.

5 – Atividade sexual excessiva: No ocidente a atividade sexual é vista como um sinônimo de vida saudável e pode-se dizer que é praticamente estimulada por diversos profissionais da saúde como uma forma de melhorar a autoestima, produzir bem-estar e relaxamento. A medicina chinesa considera que tudo o que produz vida é também capaz de reduzir a vida. A nossa Essência é abrigada nos Rins. Os homens a cada ato sexual perdem uma parcela de energia não renovável da qual depende toda a integridade do nosso organismo. Para as mulheres a principal causa de enfraquecimento da Essência são os múltiplos partos. Há um ditado que diz: “Dormir sozinho é melhor do que tomar 100 tônicos!”. Através da exaustão da energia dos rins, a atividade sexual excessiva é uma causa frequente de cefaleias, tanto na região posterior da cabeça quanto em outras áreas, acompanhado de zumbido nos ouvidos e redução da acuidade visual. A energia renal governa também a nossa “vontade” e força. A perda dessa energia deixa a pessoa com sintomas depressivos na qual não tem vontade de realizar seus projetos perdendo a confiança e a determinação. E ainda pode sofrer outros sintomas físicos comuns como dores na região lombar e nos joelhos.

6 – Alimentos: A dieta tem influência direta na etiologia das cefaleias. Irregularidades na alimentação podem causar dores de cabeça, afetando órgãos distintos. Não alimentar-se suficientemente irá causar cefaleias por deficiência de energia e sangue, geralmente ocorrendo no topo da cabeça, a dor alivia ao pressionar a região. O consumo de alimentos de natureza quente, picante e calórica como carne vermelha, álcool e condimentos pode gerar calor no estômago e no fígado gerando cefaleia na região frontal e temporal, ambas com intensidade forte, agudas e que pioram ao pressionar a região. O consumo de alimentos que produzem umidade afeta o baço que irá produzir uma cefaleia “surda” com sensação de peso e perda da acuidade visual, dificultando o raciocínio e a clareza mental. Alimentar-se em condições estressantes também gera cefaleias, bem como fazer refeições em horários que não estamos habituados. A alimentação modificou-se muito nas últimas décadas e hoje dispomos de diversos produtos químicos no preparo das refeições, tal como glutamato monossódico, benzoato de sódio, sorbato de potássio, entre outros.

7 – Traumas: Acidentes traumáticos afetando a cabeça podem causar estagnação de sangue em determinada área causando dor crônica. Quando as dores ocorrem em áreas pequenas, bem delimitadas, podem ser devido a traumas antigos. Essas pessoas normalmente apresentam uma mancha de cor púrpura isolada na ponta da língua indicando estase sanguínea.

8 – Processos expansivos intracranianos: alterações de volume e pressão intracraniana podem gerar cefaleias. Quando a cefaleia possui localização fixa e não melhora com diversos tratamentos, é importante realizar uma avaliação neurológica para verificar a possibilidade de um processo expansivo, como cisto, tumor, neurocisticercose, etc.

9 – Fatores patogênicos externos (climáticos): Os principais fatores exógenos são a exposição ao vento, frio, umidade e calor. O vento é um fator que auxilia a penetração das energias climáticas no nosso organismo. Um dia frio não é nocivo, mas quando o frio é associado ao vento o ataque ocorre com maior intensidade causando estagnação da energia defensiva e nutritiva.

O tratamento das cefaleias envolve inicialmente uma avaliação bioenergética para determinar as causas da cefaleia que são distintos de uma pessoa para outra. Em quadros agudos, o tratamento via de regra é de curta duração e visa a eliminação de fatores patogênicos exógenos.

Cefaleias crônicas normalmente envolvem desequilíbrios internos, podendo ou não estar associados a fatores externos. Acupuntura, fitoterapia, dietoterapia e tuiná são as principais ferramentas utilizadas pela medicina chinesa para tratar as cefaleias.

Isaac Guimarães Jr Fisioterapeuta
Especialista em Acupuntura com formação em Quiropraxia Clínica e Terapia Manual Ortopédica. Professor Titular do IBRAMPA.

fonte: Epoch Times em Português

whats app