#vemprocetn

Acupuntura pode ajudar no tratamento de ansiedade e do stress?

< voltar

A ansiedade deve ser tratada quando começar a atrapalhar o andamento das atividades diárias.

A pessoa até pode conseguir realizar suas funções, mas faz isto de maneira sofrida, difícil. Se isto acontecer frequentemente, é hora de procurar ajuda especializada.

De acordo com a fisioterapeuta Renata Vieira da Clínica Acus, as ações de acupuntura são pela via nervosa – explicando de forma resumida – há a liberação de substâncias como a endorfina, dopamina e serotonina em várias regiões do cérebro, resultando em efeitos de analgesia, calmante, antidepressivo, relaxamento muscular, e muitos outros já comprovados em diversas pesquisas científicas realizadas no mundo inteiro.

Com a acupuntura associada ao tratamento psiquiátrico e psicoterapêutico, o uso de ansiolíticos pode ser reduzido ou até mesmo suspenso, livrando assim o paciente de efeitos colaterais.

Isso porque a acupuntura tem efeito sedativo e ansiolítico, agindo na liberação de substâncias do sistema nervoso central.

A encefalina, por exemplo, além de diminuir a dor, age no sistema límbico (a parte do encéfalo que controla as emoções), gerando bem-estar e consequente relaxamento mental.

A liberação de tais substâncias, promovida pelas aplicações, é fator importante no tratamento de distúrbios como a ansiedade, depressão, síndrome de pânico e outros, além de atuar no controle de manifestações físicas como palpitação, distensão abdominal e gastrite.

O tratamento de acupuntura para o estresse e suas manifestações sistêmicas e psicológicas é bastante satisfatório.

Digo isso, com plena convicção, pois estou fazendo o tratamento há 5 meses e os resultados são realmente incríveis!

Não há efeitos colaterais relevantes que sejam conhecidos.

Em geral, são feitas de uma a duas aplicações por semana, e, em caso de dores musculares, o paciente já sente alívio logo após a primeira aplicação.

Já as alterações emocionais e os distúrbios de sono podem levar mais de dez sessões para terem um efeito consolidado.

E, finalmente, não podemos esquecer da importância de um diagnóstico preciso para evitar a presença concomitante de outras doenças.

Sei que lidar com a ansiedade e o stress não é nada fácil, mas “procure a sabedoria e aprenda a escrever os capítulos mais importantes de sua história nos momentos mais difíceis de sua vida”.

fonte: Diário do Litoral

whats app