#vemprocetn

Acupuntura em bebês e crianças é segura e eficaz

< voltar

Recentemente, Andressa Ferreira, esposa de Thammy Miranda publicou em suas redes sociais uma foto do filho Bento fazendo uma sessão de acupuntura. De acordo com Andressa, o casal optou por esta técnica pois ela é fundamental para auxiliar no controle do sono do bebê. Entretanto, a divulgação fez com que o público ficasse dividido com as opiniões se o procedimento seria ou não uma boa opção para essa faixa etária.

“A acupuntura, embora não pareça ser algo compatível com o público infantil, se for aplicada por um profissional adequado, é um método seguro que pode auxiliar muito no desenvolvimento e na saúde dos bebês e crianças”, afirma Daniel Alan Costa, professor Naturopata e Acupunturista especialista em Bases de Medicina Integrativa pelo Albert Einstein e diretor da Escola Brasileira de Naturopatia.

Ainda de acordo com o Naturopata, o procedimento é uma excelente opção de tratamento que beneficia não somente o sono, mas também ajuda a tornar o bebê mais saudável, pois diminui as cólicas, os problemas intestinais e até mesmo a saúde psicológica. “Quando a agulha entra a pele, há um estímulo do cérebro que incentiva o corpo a aumentar as defesas do organismo e assim trabalhar na própria cura e todo processo é indolor”, explica o professor.

Acupuntura em crianças

Segundo Costa, o procedimento é seguro e não possui efeitos colaterais relevantes, mas é importante que seja realizado por um profissional habilitado. “As sessões de acupuntura em bebês e crianças são mais curtas, duram entre 5 e 15 minutos, além das agulhas e o número de pontos serem menores”, ressalta o especialista.

E para quem não gosta da acupuntura tradicional, o especialista sugere a substituição das agulhas pela utilização de pontos de luz, conhecida como cromoterapia. Há também a Auriculoterapia – um procedimento que consiste na utilização de sementes de mostarda na orelha e é tão eficaz quanto a acupuntura clássica.

Benefícios da acupuntura em bebês e crianças

Após o tratamento, o bebê ou a criança ficam mais tranquilos, o que é benéfico para o comportamento e saúde psicológica. “A acupuntura é serena e os pais não precisam se preocupar se isso afetará ou não a saúde da criança, visto que esta é uma técnica que só traz benefícios. Mas é importante frisar que este é um tratamento complementar e que não deve substituir o uso de medicamentos prescritos”, finaliza o Naturopata.

fonte: Paranashop

whats app