Acupuntura é uma das chamadas práticas integrativas, isso é, tipos de tratamento que não são normalmente utilizados. Eles também são chamados de medicina alternativa e não é baseada em medicamento, mas sim em agulhas.
Como boa parte das práticas integrativas, essa também é originada no China há mais de dois mil anos e chegou até o ocidente há pelo menos 100 anos.
Hoje profissionais do mundo todo utilizam e recomendam essa prática para inúmeros motivos que trataremos mais à frente neste texto. Curioso?
Continue lendo esse texto, que iremos falar mais sobre esse tipo de tratamento e seus efeitos.
Afinal, o que exatamente é acupuntura?
Como dissemos, essa é uma terapia criada na China e, de forma resumida, trata-se da aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo a fim de promover saúde.
Ao serem inseridas, essas agulhas estimulam terminações nervosas que levam o estímulo até o cérebro, desencadeando efeitos diretos no corpo.
Para tratar diferentes problemas, terminações nervosas diferentes são estimuladas que acabam enviando diferentes mensagens para o cérebro que causam efeitos distintos no corpo.
Se você for cético pode estar duvidando dos efeitos curativos deste tratamento chinês, se este é o seu caso saiba que existem inúmeros estudos científicos e a sua eficácia é comprovada.
Para que serve
Você consegue tratar inúmeras condições com as picadas de agulhas como por exemplo: distúrbios do sono, problemas gastrointestinais, neurológicas e ortopédicos, doenças respiratórias, dentre muitos outros.
Além de distúrbios físicos, esse procedimento também é amplamente aplicado para o tratamento de condições psicológicas e emocionais como ansiedade, estresse e até depressão.
A gama de tratamentos que podem ser feitos ou auxiliados com as picadas de agulhas é realmente enorme, mas existem outros motivos? Vejamos:
Porque utilizar a acupuntura
Vamos agora abordar 6 benefícios que esta terapia chinesa pode trazer e que talvez você não tenha conhecimento:
- Regulação do ciclo menstrual
Mulheres que sofrem com ciclos menstruais incertos, pode contar com as picadas de agulhas para ajudar a resolver esse problema.
Essa técnica tem sido usada há séculos para essa finalidade e a mulher moderna também pode utilizá-la para alcançar uma melhor qualidade de vida. - Alívio de dor lombar
A dor lombar é uma das principais reclamações de pessoas com mais idade. Essa prática milenar pode ajudar a manejar essa dor, tornando-a mais branda e nem precisa de muitas sessões para isso.
A acupuntura reduz a inflamação, promove a circulação sanguínea e ainda libera endorfinas, hormônios associados ao prazer e bem-estar. Uma pessoa feliz sente menos dores. - Ajuda a regular o sono
Insônia é uma condição que pode ser considerada cruel. E a rotina do século XXI não ajuda, estamos expostos a estresse a todo momento, trânsito, trabalho, filhos, etc. O uso de aparelhos eletrônicos também não tem ajudado.
Sendo assim, se você se encontra nesse cenário, pode contar com um acupunturista para regular o seu sono e diminuir seus níveis de estresse. - Aumenta a imunidade
Chega de ficar doente a cada troca de estação! As agulhas também tem a capacidade de melhorar a sua imunidade, mais precisamente mais células de defesa são contadas no sangue de indivíduos que realizam essa prática. - Perda de peso
Atingir o peso ideal nem sempre é uma tarefa fácil, nesse sentido, ao invés de contar com o auxílio de medicamentos que têm o potencial de te fazer mal, por que não apostar nesta terapia chinesa?
Essa prática melhora a digestão e aumenta o metabolismo, resultando na queima de mais calorias. - Acelera a recuperação de lesões
O fluxo sanguíneo é algo fundamental para a recuperação de lesões de modo geral. A metodologia auxilia justamente nessa ação, recuperando a circulação até um nível saudável.
Essa prática pode diminuir o tempo de recuperação e tratamento fisioterápico de lesões musculares por exercícios físicos intensos, por exemplo.
Gostou do conteúdo sobre acupuntura? Lembre-se que você deve contar sempre com profissionais capacitados para realizar essa prática em você e com devida orientação médica.
fonte: JE ONLINE