#vemprocetn

Acupuntura pode trazer alívio para dores da fibromialgia

< voltar

Pesquisadores espanhóis encontraram que tratamentos de acupuntura individualizados trazem alívio das dores e sintomas de pacientes com fibromialgia, síndrome comum, porém pouco diagnosticada pela ausência de sintomas visíveis.

A fibromialgia é uma doença crônica, com dores generalizadas que acometem praticamente o corpo todo, com difícil tratamento em muitos casos.

Os pesquisadores constataram que os benefícios da acupuntura persistiram por até um 1 ano após a administração do tratamento. 

O estudo incluiu 164 adultos com fibromialgia, um distúrbio doloroso crônico amplamente disseminado que afeta até 5% das pessoas. Os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos, cujos membros foram submetidos a sessões semanais de 20 minutos de acupuntura, durante um período de 9 semanas.

Um grupo recebeu acupuntura real, personalizada, enquanto o outro recebeu tratamentos simulados de um terapeuta que mimetizou as ações de acupuntura sem usar agulhas. Os pacientes não sabiam em qual grupo estavam e continuaram tomando as medicações para fibromialgia previamente prescritas. Ambos os grupos alcançaram certo alívio da dor após 10 semanas, porém a diminuição da intensidade da dor foi significativamente maior (41%) no grupo que recebeu acupuntura real, em comparação ao observado no grupo submetido à simulação (27%).

Em 1 ano, os indivíduos do grupo tratado com acupuntura ainda relatavam uma redução de 19% na intensidade da dor, em comparação com seus próprios escores no início do estudo, enquanto os indivíduos do grupo submetido à simulação relataram uma redução de apenas 6%.

Comparar os tratamentos de acupuntura real aos da acupuntura simulada pode ser difícil, porque até mesmo os indivíduos do grupo tratado com a simulação de fato compareceram às sessões e receberam a atenção pessoal de um acupunturista, o que, por si só, pode produzir algum efeito, conforme sugerem pesquisas anteriores. 

“Na prática, fazemos o tratamento de acupuntura individualizado não só para pacientes com fibromialgia como também para pacientes com qualquer tipo de patologia diferente, e conseguimos ver a diferença em relação aos resultados alcançados pelos pacientes submetidos à acupuntura padrão”, afirma o Dr. Marcus Yu Bin Pai, médico acupunturista.

Os tratamentos farmacológicos para fibromialgia produzem resultados mistos e frequentemente trazem efeitos colaterais, podendo ser inefetivos. O pesquisador acrescenta ainda que as evidências favoráveis ao uso de técnicas psicológicas também são limitadas. 

fonte: Terra.com.br

whats app