STELA MARIS CORRÊA
Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir – CETN
O estudo proposto focaliza a estética ocidental com os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). O objetivo deste trabalho foi avaliar a associação que incluem o uso do ultra-som estético, acupuntura sistêmica com eletroestimulação e massagem de drenagem linfática.
Este protocolo foi realizado por dez sessões, duas vezes por semana e testado em cinco pacientes do sexo feminino, foram selecionadas para o tratamento cinco mulheres saudáveis, com idade de 28, 32, 36, 48 e 57 anos (denominadas pacientes A, B, C, D e E respectivamente).
Os materiais utilizados foram: fita métrica, aparelho de ultra-som 3Hz marca Ibramed, aparelho de eletroacupuntura marca Plexus AP 585, álcool a 70%, algodão, ficha de avaliação, agulhas descartáveis de inox, tamanho 0,25 x 30 mm da marca Dongbang e óleo de semente de uva associado com óleos essenciais de gerânio, tangerina e lavanda para massagem corporal.
Os procedimentos adotados foram: aplicação de questionário ao início e ao final das dez sessões com o intuito de analisar o impacto causado pela mesma. Iniciou o tratamento com o aparelho de Ultrassom 3mhz na região abdominal, com intensidade 2,0 w/ cm², e modo pulsátil, durante 9 minutos, em movimentos circulares e contínuos. Na Acupuntura as agulhas permaneceram por vinte minutos, com eletroestimulação pelo aparelho, com freqüência de 20Hz. Sendo que nos primeiros dez minutos uma onda regular, e nos últimos dez minutos a onda foi mudada para regular/densa ou burst, evitando assim o fenômeno de acomodação ao estímulo. Os eletrodos foram colocados na seguinte ordem, pólo negativo no VC4 e pólo positivo no VC6, pólo negativo no VC9 e pólo positivo no VC12, seguidos de pólo negativo no lado direito do E25 e pólo positivo no lado esquerdo, pólo positivo no lado direito de BP15 e pólo negativo no lado esquerdo. E Após retirar os eletrodos e as agulhas, foram feitas manobras de massagem de drenagem linfática na região abdominal, de aproximadamente 15 minutos com o óleo de massagem corporal.
Para a avaliação da redução utilizou-se a mensuração da circunferência abdominal, sendo feitas 03 medidas com 2 cun de distância entre as marcações, tendo por base a cicatriz umbilical, no início do tratamento e no final de cada sessão. Os pontos de acupuntura foram escolhidos segundo indicação clínica e localização na região abdominal pertencentes aos meridianos do Vaso Concepção, Estômago e Baço Pâncreas. São eles:
VC4, VC6, VC9, VC12, E25, BP15
As pacientes se empenharam nas orientações fornecidas pela pesquisadora. Segundo Fornazieri (2005), a Acupuntura associada à eletroestimulação no tecido adiposo facilita a eliminação das toxinas e dos produtos de degradação das gorduras com uma ação hidropolítica.
Resultados:
1. CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL
Imagem |
Gráfico 1 – Resultados obtidos através da avaliação da circunferência abdominal na cicatriz umbilical das pacientes antes e depois do tratamento.
Observou-se uma diminuição em média de aproximadamente 5 cm de circunferência da região da cicatriz umbilical por paciente. A estimulação da região fortalece o Qi e os rins, regula o Qi, harmoniza o sangue e dispersa umidade.
2. CIRCUNFERÊNCIA INFRA- UMBILICAL
Imagem |
Gráfico 2 – Resultados obtidos através da avaliação da circunferência abdominal infra-umbilical das pacientes antes e depois do tratamento.
A região infra-umbilical apresentou uma redução de medidas em média de aproximadamente 4,5 cm. Fornazieri (2005), relata que esta região apresenta uma diminuição da circulação sanguínea com facilidade no acúmulo de líquidos e dificuldade na eliminação de gorduras. O tratamento na região elimina os acúmulos de água, regula o intestino e dissipa acúmulos, elimina estagnação.
3. CIRCUNFERÊNCIA SUPRA- UMBILICAL
Imagem |
Gráfico 3 – Resultados obtidos através da avaliação da circunferência abdominal supra umbilical das pacientes antes e depois do tratamento.
Apresentou uma redução de medidas em média de aproximadamente 3,5 cm por paciente. O tratamento região supra-umbilical, harmoniza e fortalece o triplo aquecedor, diminui o Qi de contrafluxo, transforma umidade, regula o fluxo de Qi e alivia dores.
Os resultados comprovaram significativa alteração das circunferências abdominais e alteração da sintomatologia dos indivíduos submetidos à pesquisa. É interessante ressaltar que permite verificar resultados em cada sessão comprovando com o auxilio de uma fita métrica a redução de medidas na região abdominal e da flacidez local. Portanto a união da MTC com a medicina ocidental pode ser um caminho eficiente para o processo da conquista estética com saúde, pois os impactos foram comprovados com eficácia. A Medicina Tradicional Chinesa fornece um leque muito amplo de tratamento neste sentido e esses resultados só confirmam as muitas possibilidades que ainda podem ser utilizadas.