Ferrari. G. P.; Moretto. G. K. C.
Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN – Bauru – 2010.
1- INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se ao estudo de casos clínicos de pessoas fumantes que desejam parar de fumar com o auxilio da Acupuntura.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo deve ser encarado como doença, que precisa ser prevenida e tratada. O conceito de saúde proposto pela OMS é de uma situação de bem estar físico, psíquico e social. Isso é incompatível com o hábito de fumar, pois o fumante tem a sua saúde minada por diversas doenças provocadas pelo tabaco, além de desenvolver dependência física do cigarro, que por si só já é doença.
O tabagismo é um importante problema de saúde pública. Não existem mais dúvidas quanto aos inúmeros danos que causa à saúde dos próprios fumantes, mas também dos não fumantes (HAGGSTRAM, 2001).
A dependência física, e a abstinência da nicotina, é uma das razões importantes porque muitos fumantes não conseguem parar (CORREA, 2010).
2. OBJETIVOS
- Auxiliar os fumantes a abandonar o tabagismo através do alivio dos sintomas decorrentes da abstinência.
- Comparar a eficácia das técnicas Auriculares: Chinesa e Francesa.
- Identificar as possibilidades e as limitações das técnicas.
3. MÉTODO
3.1 Participantes
Participaram do estudo 15 (quinze) fumantes que se candidataram de forma voluntaria a participar da pesquisa, todos da cidade de Lençóis Paulista- SP.
- Seleção dos Pontos
Técnica Francesa:
Os pontos foram selecionados a partir da proposta de tratamento de Nogier (2006):
- Ponto O’, Ponto da Garganta, Ponto da Olfação e Ponto da Agressividade, Ponto Occipital, Região das Cicatrizes Psíquicas.
Para o tratamento, utiliza-se a orelha direta para pessoas destras e a orelha esquerda para pessoas canhotas. Podendo, às vezes, variar de acordo com a sensibilidade, ou seja, ponto mais dolorido.
O autor indica que o paciente precisa abster-se de fumar 6 horas antes do tratamento. Este critério foi utilizado na pesquisa.
Técnica Chinesa:
- Triangulo Cibernético, Ponto do Coração, Ponto Boca, Ponto do Vicio, Ponto da Mandíbula e Maxilar, Ponto da Ansiedade.
Para o tratamento, utiliza-se a orelha de maior sensibilidade do paciente, podendo esta variar de um atendimento para outro. A sensibilidade é medida com uma pressão localizada na região do ponto IG4, da Acupuntura Sistêmica.
Em ambas as técnicas foi solicitado que o paciente estimulasse os pontos, no mínimo, três vezes ao dia.
4- RESULTADOS
Entre os relatos observou-se que se assemelha aos citados pelo grupo da técnica francesa: perda do interesse pelo cigarro, náuseas, boca amarga e nojo ao levar o cigarro ate a boca. Segue, abaixo, gráfico 1.
Gráfico 1, comparativo entre a técnica Chinesa e Francesa que diz respeito à evolução do tratamento.
Em geral, dos quinze participantes da pesquisa, quatro desistiram dos atendimentos; dois pararam definitivamente de fumar e nove diminuíram pelo menos um terço do que fumavam no inicio, o que consiste num progresso. Conforme representando no Gráfico 2, abaixo.
Gráfico comparativo entre a técnica Chinesa e Francesa, referente à diminuição da quantidade de cigarros, com base nos paciente que fumavam 20 cigarros por dia.
5- CONCLUSÃO
Apesar da nicotina ser altamente viciante, milhões de pessoas conseguiram parar de fumar com sucesso, sendo a auriculoterapia um potente auxiliar no processo. Isso pode ser feito e todos têm um potencial de eventualmente vencer, mesmo que várias tentativas sejam necessárias (CORREA, 2010).
Trabalho orientado por Brena de O.Benjamin Montanha.
Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!