#vemprocetn

Afasia, compreensão e intervenção através da MTC e Acupuntura

< voltar

Lucia Helena Frizzarin

Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN – 2012.

1- INTRODUÇÃO
A Medicina Ocidental se preocupa com as estruturas, a Medicina Tradicional Chinesa se preocupa com a função, ação energética e inter-relação.

Para a Medicina Ocidental, a afasia é um sintoma comum na neurologia clínica, muitas vezes como consequência de um acidente vascular cerebral cuja localização geralmente se dá junto à artéria cerebral média esquerda ou nos ramos junto à região do cérebro responsável pela linguagem. Outras podem ser causadas por infecções e manifestações degenerativas locais comprometendo a área especificada. Existem peculiaridades que diferenciam as afasias e proporcionam ao médico uma determinação da topografia da região afetada, independente da causa.

Para a MTC a deficiência de Qi é o principal causador do AVC, ele é conhecido como Zhong Feng (lesão pelo Vento), acontece de forma súbita, com características variáveis e de evolução imprevisível, estes fatores são muito semelhantes aos fenômenos causados pelo vento. Quando temos o Vento interior como causa, se estabelecem quadros mais graves, comprometendo níveis de consciência e geralmente apresentam sequelas e estão relacionados a uma desarmonia do Fígado. Uma das sequelas possíveis é a Afasia.

A afasia é por si só a perda da capacidade e das habilidades de linguagem falada e escrita. A comunicação pela linguagem falada é peculiar aos seres humanos, sendo diferencialmente localizada no hemisfério esquerdo e se correlacionando com assimetrias anatômicas (lobos frontal e temporal).

Para a Medicina Chinesa, a fala está relacionada ao órgão do Coração, sua condição afeta a qualidade desta.
Muitas das funções atribuídas ao Cérebro na Medicina ocidental, na medicina chinesa são atribuídas ao coração, o coração abriga a mente (shen) que é responsável pelo pensamento, percepções, memória, consciência, controla a inteligência. Assim vemos que há uma sobreposição de funções entre o Cérebro e o Coração ambos ficam responsáveis por estas funções. Na prática clínica, porém a relação do Coração com estas funções é maior que a do Cérebro, o que significa que para estimular estas funções podem-se usar pontos do canal do Coração ou do Vaso Governador na cabeça que atua
no cérebro, como veremos no caso clínico a ser descrito a seguir.

Acupuntura aplicada a Neurologia:

… No corpo humano o fluxo ininterrupto e suave das substancias essenciais mantêm as funções adequadas dos órgãos internos e, consequentemente asseguram as atividades nervosas e mentais, manifestando externamente um estado de saúde e bem estar… O Acidente Vascular Cerebral pode ser isquêmico ou hemorrágico. O AVC isquêmico originário da diminuição do fluxo sanguíneo pode ser de origem trombótica ou
embólica. O AVC hemorrágico decorre do rompimento de uma artéria ou de má formação vascular. O paciente ficará comprometido conforme a região do cérebro
lesado.

Neste trabalho focaremos o AVC hemorrágico:

1- Ataque dos órgãos internos (Zang-Fu): são mais graves, comprometem o nível de consciência – hemorrágico. Para cada apresentação clínica, prescrevem-se tratamentos diferentes. O AVC é uma doença complexa, suas causas podem ser atribuídas a:

a- Enfraquecimento constitucional- com o envelhecimento após os 40 anos de idade ou doenças crônicas que enfraquecem a constituição orgânica causando diminuição do fluxo sanguíneo

b- Fadiga por trabalho ou preocupação excessiva- preocupação ou trabalho em demasia pode causar uma desarmonia interna entre Yin-Yang, a desarmonia pode causar movimentação e elevação de substancias orgânica ou patológica e essa elevação pode lesar o cérebro.

c- Produtos patológicos internos- consequentes a alimentação inadequadaalimentação gordurosa, ingestão abusiva de bebida alcoólica acarretando uma alteração de metabolismo, gerando produtos internos que obstruam a circulação sanguínea.

d- Alterações emocionais o fluxo normal das substancias orgânicas é perturbado pelas alterações emocionais, principalmente preocupação, ansiedade e irritabilidade, causando obstrução ou elevação súbita, lesando o cérebro. A deficiência de Qi é o principal causador do AVC para a MTC Pontos que harmonizam o Qi, movem e tonificam o Qi, podem ser usados de forma combinada.

2 – DESENVOLVIMENTO

2.1- Diagnostico energético: Deficiência Yin e do Yang do Rim, Deficiência do Yang do Baço, Calor no Coração.

2.2- Protocolo de Atendimento: Durante os primeiros três meses de tratamento foram utilizados os seguintes pontos:

Pontos Sistêmicos:

C5 – (Tongli) – Comunicação Interior. Ponto de conexão: Acalma a mente, tonifica o Qi do Coração, beneficia a língua, é um dos pontos mais importantes para tonificar o Qi do Coração, sendo o ponto de escolha dentre todos os pontos do Canal do Coração para tal propósito. É indicado para todos os sintomas de deficiência do Qi do Coração e , em particular , apresenta um efeito marcante sobre a língua, sendo o ponto de escolha para tratar a afasia.

CS6: Ponto de conexão acalma a mente, promove o sono, abre o tórax e move o Qi e o Sangue, pode ser utilizado para tratar quaisquer padrões do Coração.

R3: Ponto Fonte, este ponto é extremamente importante para tonificar o Rim em qualquer padrão de deficiência do Yin e do Yang do Rim, do Qi do Rim e da sua essência, uma vez que o Rim é à base de todo o Qi do Corpo e o assento do Qi original.

BP6: Ponto de encontro dos três Yin da perna, fortalece o Baço, resolve umidade, tonifica o Rim, move o sangue e elimina estase .

VB39: Ponto Mestre da Medula, sua função mais importante é nutrir a medula, o cérebro e a Medula Óssea, pode-se dizer que seu uso regular em idosos ajuda a prevenir o Acidente Vascular Cerebral, expele o vento.

VG20: Ponto de encontro, extingue o vento interior, eleva o yang, beneficia o cérebro e os órgãos do sentido, eleva a mente.

Auriculo: Shen Men, Rim, Simpático, Coração, Baço, cordas vocais, occipital. Nos meses seguintes o protocolo foi ampliado para: os pontos da YNSA: Microssistema: Ponto sensorial: Boca, para língua e fala, bilateral Ponto Neurológico: Cérebro, bilateral. Ponto Ypsilon: região da afasia, bilateral, C7: Porta da Mente, acalma a mente e abre seus orifícios , nutre o sangue do Coração,como o coração é a residência da mente ,o que na medicina chinesa inclui atividade mental , pensamento, memória e consciência,este ponto apresenta efeito não somente sobre os problemas emocionais mas também sobre a capacidade mental.

VC22: Janela do Céu, Sensação de obstrução da garganta e voz, Yin deConexão,

“”… Vaso Governador: (uma vez ao mês) Nutrir o cérebro e a Medula

A essência do Rim produz a medula, que preenche a coluna e o cérebro. Fluindo dentro da coluna e do Cérebro,o Vaso Governador tem uma profunda influencia na nutrição do cérebro.Especificamente o Vaso Governador equilibra Yin e Yang na cabeça e no Cérebro enquanto transporta a essência do Rim, mas é Yang por natureza. Ele liga com o cérebro acima e com o Rim abaixo, é, portanto: o canal de conexão entre o Rim e o Cérebro. O Rim armazena a essência e o Cérebro é preenchido pela medula. O Vaso Governador nutre a essência e preenche a medula…”. Auriculo: Shen Men, Rim, Simpático, Coração, Baço, cordas vocais, occipital.

3- RESULTADOS

Durante os três primeiros meses, houve mudanças relatadas pela paciente e pelos familiares nos aspectos relacionados ao sono, com melhora do tempo e da qualidade do mesmo, melhora na participação ativa da paciente na rotina doméstica e maior iniciativa para se comunicar, pouca diferença quanto à fluência verbal ou mesmo no vocabulário.

Após a ampliação do protocolo, foram percebidas mudanças significativas no aspecto da linguagem, desde a maior motivação e iniciativa para se comunicar, como voltar a utilizar espontaneamente o telefone para contato com familiares, como ampliação no vocabulário e na elaboração de frases, ainda incompletas, mas com utilização de verbo, retorno a atividades laborativas, como costura, cozinha, anteriormente muito presente na rotina da paciente e que haviam sido abandonadas.

Mantêm-se a dificuldade na fluência da fala, no limitado vocabulário e na construção de frases, mas percebe-se maior empenho em encontrar formas de se expressar e se comunicar. Participa mais nas conversas familiares e com amigos assim como inicia assuntos novos .

4- DISCUSSÃO

Na medicina tradicional chinesa reforçar a função cerebral envolve além de trabalhar com pontos específicos do cérebro também trabalhar a essência do Rim, nutrir o sangue do coração e a tonificação da medula ,quando na harmonização do shen se consegue maior relaxamento,menos estresse, melhor qualidade do sono também se afeta diretamente o melhor rendimento geral dos zang fu.

No caso clínico pode se observar que a ampliação do protocolo de tratamento nos traz melhores resultados nos aspectos gerais do dia a dia da paciente com consequente melhora em sua comunicação.

No presente exposto pode se afirmar que os resultados foram melhor percebidos quando as técnicas foram complementares, ação energética, ynsa, vasos maravilhosos e aurículo chinesa.

5- CONCLUSÃO

Durante a pesquisa bibliográfica pouco foi encontrado a respeito da Medicina Tradicional Chinesa e a Afasia , os textos relacionados tratam de forma geral sobre o AVC ,suas diferentes manifestações e tratamentos.
Relacionando a teoria apresentada ,na compreensão a cerca da relação dos Zang Fu com os sentidos e agravos neurológicos identificamos que várias são as possibilidades de abordagem dentro da acupuntura para melhorar aspectos relacionados a linguagem , porém com os resultados obtidos pode se afirmar que o equilibrio e harmonização do Qi , através dos pontos de ação energética , a ação específica no caso da YNSA , e a utilização dos Vasos Maravilhosos como fator importante no equilibrio energético entre Coração e Rim com consequente tonificação da medula e do cérebro se mostrou eficaz com resultados positivos e satisfatórios,necessitando de reavaliação do quadro atual para possível continuidade do tratamento.

A possibilidade de dar continuidade em sua relações através das apreciações e pareceres a cerca de seu olhar e de sua tradução do mundo , melhorar a qualidade deste vinculo e a auto estima da paciente assim como o olhar do outro para si mesma é o melhor resultado que pode se obter .

Adaptado por profª Brena de O. B. Montanha.

whats app