#vemprocetn

STIPER – Uso do Stiper nos Pontos Fonte

< voltar

Fabian Yoshizumi
José Mario Zanluqui

Monografia apresentada para obtenção do título de especialista em acupuntura, CETN São Paulo – 2013.

1- INTRODUÇÂO

Nosso organismo é regido por pontos e meridianos energéticos responsáveis pelo perfeito funcionamento, segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) quando estes deixam de fluir por qualquer motivo, ocorre um desequilíbrio de Yin e Yang e o corpo se manifesta nos mais variados sintomas seja em forma de dor, doenças ou outras patologias. O uso das pastilhas de Stiper trará o equilíbrio perfeito ordenando as ondas e frequências do universo, devolvendo harmonicamente e gradualmente o fluxo de energia nos meridianos. Os Pontos Fonte (Yuan) são de grande importância no tratamento, pois diferenciam dos demais pontos por conter uma grande energia que é o Qi original ou Yuan Qi.

2 – ESTUDO DE CASO

S. O. M., 66 anos, secretária, divorciada.

Dores em joelhos, lombar e ombro esquerdo crônico (cinco anos), com piora a noite em repouso. Apresenta edema de membros inferiores e mãos. Relata cansaço e urina escura quando pior dor, boca seca. Dorme bem, equilíbrio emocional. Hipotireoidismo, dois cesárias, retirada do útero há 23 anos. Medicação: synthoid 150 mcg , artrolive.

– Língua: sem saburra, fissuras irregulares no geral e marcas de dentes nas laterais.

– Pulso: vazio no rim

– Estagnação do Qi, umidade, def. Qi

– Def. yin do rim: dores nos joelhos, lombar e ombro com piora a noite , urina escura

– Def. yang do rim: edema dos membros inferiores e mãos

– Estagnação do Fígado: dor articular

– Def. do baço/pâncreas: obesidade, marcas de dentes na língua e cansaço.

– Agua deficiente não gerando madeira. Terra deficiente.

2.1 – Objetivos do tratamento: mover o Qi, drenar umidade, tonificar o Qi , mover o Qi do fígado, tonificar o yin e yang do rim e tonificar o Qi do baço/pâncreas.

2.2 – Tratamento: Serão realizados 10 sessões , 1 vez por semana com o Stiper, diretamente nos pontos fontes;

– R3 tonificar yin e yang do rim;

– F3 move o Qi e o Qi do fígado;

– BP3 tonifica o QI do Baço e o Qi geral, drena umidade.

– TA4 transporta o Qi original (Yuan Qi) do portão da vida (Ming Men) para os 12 meridianos até chegar aos pontos fontes.

3 – Conclusão

O tratamento da paciente foi realizado em 10 sessões semanais. Observamos que a dor teve uma melhora satisfatória, mas sua grande melhora foi em relação ao edema presente em membros superiores e inferiores onde os sintomas praticamente desapareceram, dormindo melhor sem acordar pela dor noturna e no final do tratamento sua língua não apresentava marcas de dentes nas laterais.

Acreditamos que oferecemos mais uma opção de tratamento além de outras que a acupuntura nos trás. Essa técnica é simples, porém apresenta um custo maior, já que o custo da pastilha de silício é maior que as agulhas. Orientamos a paciente a continuar o tratamento, já que possui dores crônicas, constituição física e idade desfavorável aos sintomas.

Adaptado por Brena deO. Benjamin Montanha 

Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!