#vemprocetn

Cromopuntura no tratamento para o aumento da imunidade em crianças

< voltar

MATHEUS EVANGELISTA DA SILVA MOREIRA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Especialização em Acupuntura, da Libertas – Faculdades Integradas/CETN, como requisito parcial à obtenção do título de especialista em acupuntura. Goiânia – 2014.

1- INTRODUÇÃO
A cromopuntura é uma técnica não invasiva, oriunda da cromoterapia, que utiliza os pontos de acupuntura de forma terapêutica, com intuito de equilíbrio energético do organismo. Criada na Alemanha por Peter Mandel associa conhecimentos de Medicina Tradicional Chinesa e outros campos do saber ocidental (Pagnamenta, 2003). As aplicações são de micro feixes de luz colorida, onde existem as cores denominadas quentes e frias, correspondendo respectivamente ao efeito tonificador e sedativo, substituindo o uso das agulhas de acupuntura (Sylva, 2011b).

Segundo Pagnamenta (2003), o sistema imunológico corresponde à defesa do nosso corpo, composta por glóbulos brancos que apresentam a função de atacar corpos estranhos como vírus e bactérias que se instalam no organismo. Quando o indivíduo passa por um estado de tensão crônica, o seu sistema de defesa tem a força diminuída, causando doenças, neste caso a cromopuntura atua na origem do distúrbio energético-informativo, no cérebro, através de pontos específicos, utilizando a cor vermelha, mantida por 30 segundos, o que atenua o estrese e consequentemente a tensão.

2- OBJETIVO GERAL
O objetivo geral desta pesquisa foi associar a técnica de cromoterapia com pontos específicos da acupuntura a fim de estabelecer o reequilíbrio energético ocasionando na melhora no quadro imune em crianças.

3- METODOLOGIA
A amostra constituiu em 20 crianças, de 4 a 5 anos de idade, de ambos os sexos, pertencentes à turma E. I. E/F, matriculadas na Creche e Educandário Espírita Recanto de Paz “Paula Prado”, que estivessem com alteração da imunidade, como a gripe e que os pais das mesmas concordassem em assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para que pudessem participar do estudo. As crianças foram avaliadas previamente ao tratamento para que fosse verificado o quadro de alteração da imunidade e posteriormente foram divididas em dois grupos, com 10 componentes cada, formando o Grupo Controle (GC) e o Grupo Tratamento (GT).

Para o tratamento foram utilizados os pontos da cromoterapia, correspondendo aos pontos de imunidade, sendo o Ponto 1 e 4: acima da linha média da coxa, na metade entre o ponto 2 na perna esquerda e ponto 5 na perna direita, e a prega dos glúteos; Ponto 2 e 5: no meio da fossa poplítea, região posterior do joelho; Ponto 3 e 6: quatro dedos, do paciente, abaixo do ponto 2.

O acuponto utilizado foi o Bexiga 13, (Shu dorsal do pulmão) que fica localizado a partir da margem inferior do processo espinhoso da 3ª vertebra torácica, medir 2 dedos, do paciente, transversais. Uma de suas funções é regular os níveis nutritivos (Ying Qi) e defensivos (Wei Qi).

O material utilizado para o tratamento foi um bastão cromático a pilha com a cor vermelha.

Ao final do 13º atendimento, as crianças foram reavaliadas para verificar o efeito do tratamento, através da avaliação energética, que constituiu na verificação aparente, e na verificação da língua e do pulso.

4- RESULTADOS
Participaram dessa pesquisa, 20 crianças, que foram avaliadas através da verificação do aspecto da língua e do pulso de acordo com a medicina tradicional chinesa. Durante a verificação do aspecto da língua, 13 crianças apresentaram uma leve camada de saburra branca por todo o corpo da língua indicando um quadro externo de resfriado, com leve coriza; e 7 crianças apresentaram uma camada mais grossa de saburra branca sobre a região do pulmão e língua tremula, indicando que a patologia já havia se interiorizado e apresentando sintomas de resfriado com calafrios.

Na avaliação do pulso as 20 crianças apresentaram na região do pulmão, que se localiza no pulso direto em Pulmão 9, um fluxo lento e profundo indicando deficiência do Pulmão.

Foram sorteadas aleatoriamente 10 crianças, formando o grupo controle, e as outras 10 crianças formaram o grupo de tratamento. O tratamento constituiu na utilização de um bastão cromático a pilha, com a cor vermelha, nos pontos da cromoterapia, correspondendo aos pontos de imunidade e no acuponto Bexiga 13.

A cor vermelha foi utilizada devido aos seus diversos benefícios tais como: diminuir fadiga corporal, aumentar a disposição para exercer atividades, melhorar a imunidade e otimizar a circulação sanguínea (Sylva, 2011).

Ao final do tratamento, durante a avaliação observou-se que as crianças pertencentes ao grupo controle pioraram os sintomas de resfriado e calafrios, evoluindo para gripe forte e febre. No grupo de tratamento notou-se que as crianças obtiveram melhora no quadro sintomático cessando os calafrios e resfriado, mudando o aspecto físico da língua, para de uma língua saudável e com pulso normal.

Sylva (2011), diz que os resultados positivos da cromoterapia são inquestionáveis em relação à imunidade, visto que as cores apresentam funções especificas de ação fisiológica, influenciam a psique humana e proporcionam efeitos sensíveis na saúde em geral.

A melhora das crianças se deve ao fato observado por Humaniversidade Holística (2012), que a cromoterapia tem a finalidade de restaurar e criar condições de recuperação das células debilitadas, através da ação da cor no campo eterico, proporcionando a formação de novas células bem como a capacidade regenerativa.

Durante todo o tratamento, observou-se também que tanto os responsáveis quanto as crianças, se sentiram confortáveis com a utilização da cromoterapia visto que se trata de uma técnica não invasiva contribuindo beneficamente para a adesão das crianças ao tratamento.

Orientado por profa. Ana Cecília Coelho Melo, adaptado por profa. Brena Montanha.

whats app