#vemprocetn

Yoga e acupuntura podem aliviar a dor nas costas, diz estudo americano

< voltar

Cientistas do National Center for Complementary and Integrative Health (NCCIH) do National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos analisaram mais de 100 estudos clínicos randomizados americanos, de 1966 a 2016.

Os pesquisadores procuraram provas sobre a eficácia e a segurança de sete abordagens: acupuntura, manipulação osteopática, massagem terapêutica, Tai chi, yoga, técnicas de relaxamento como a meditação, e suplementos naturais selecionais (como a glucosamina, condroitina, e ômega 3).

O estudo focou em sete abordagens usadas para um ou mais das cinco condições dolorosas: lombalgia, osteoartrite, dor cervical, fibromialgia e enxaqueca.

Os autores encontraram que a acupuntura e yoga ajudam no alívio de lombalgias, que a acupuntura e tai chi podem melhorar a funcionalidade na osteoartrite de joelho, e que técnicas de relaxamento (meditação) podem diminuir as crises de cefaleias e enxaquecas.

Um tratamento foi considerado eficaz caso resultasse em melhora na intensidade da dor, e também na incapacidade relacionados à dor e/ou função, que foram estatisticamente significativos, quando comparados com um grupo de controle.

Embora a evidência fosse mais fraca, os investigadores encontraram também que terapia de massagem, manipulação osteopática poderia fornecer alívio para dor nas costas, e que meditação e tai chi poderiam ajudar as pessoas com fibromialgia.

Nenhum dos estudos encontrou efeitos colaterais significativos com o emprego de terapias adjuvantes para pacientes com dores crônicas.

Para o Dr. Richard Nahin, coordenador do estudo, “o objetivo deste trabalho foi de fornecer informações relevantes e de alta qualidade para os prestadores de cuidados primários de saúde, e também para pacientes que sofrem de dor crônica”.

“Para muitos americanos que sofrem de dor crônica, medicamentos podem não aliviar completamente a dor e podem produzir efeitos colaterais indesejados. Como resultado, muitas pessoas acabam recorrendo a abordagens não farmacológicas para ajudar a gerenciar sua dor” disse Richard.

Segundo o Dr. Marcus Yu Bin Pai, médico colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, “os exercícios da ioga podem ajudar na flexibilidade e alongamento no tratamento de dores musculoesqueléticas, sendo uma opção a ser considerada como adjuvante do tratamento convencional”.

Já a acupuntura, afirma o médico, “pode liberar endorfinas e outros neurotransmissores que ajudam a regular a percepção dolorosa, além de apresentar efeito analgésico e relaxante muscular. Um outro mecanismo possível de ação da acupuntura seria pelo controle inibitório nociceptivo difuso, mediado pelo cérebro, segundo novos estudos básicos de acupuntura.”

Além disso, a dor crônica frequentemente é associada a comorbidades como stress, ansiedade e depressão. Com o tratamento global, relaxando ambos corpo e mente, os tratamentos complementares ajudam a diminuir os níveis de cortisol (hormônio do stress), ajudando assim a diminuir alguns dos sintomas da dor crônica.

Leia mais sobre o estudo no site da NIH: http://www.nccih.nih.gov/pain_review

fonte: Terra

whats app