#vemprocetn

Visão da medicina chinesa sobre as artralgias causadas pelo frio

< voltar

As doenças provocadas pelo frio fazem parte de uma expressiva parcela do conhecimento médico tradicional oriental

Por Isaac Guimarães Jr, Epoch Times em Saúde – Medicina Tradicional Chinesa – Medicina Alternativa

Muitas pessoas sofrem de dores articulares e musculares nos meses frios. O frio é considerado pela medicina chinesa um fator exógeno causador de desequilíbrios bioenergéticos. A natureza constritiva do frio irá manifestar-se no corpo através de vasoconstrição, rigidez muscular, dores fixas que melhoram com aplicação de calor e acentuam com a exposição ao frio.

As afecções causadas pelo frio nocivo foram descritas pela primeira vez na matéria médica chinesa no clássico “Shang Han Lun”, escrito por Zhang Zhong-jing aparecendo precisamente no ano 20o. A sua contribuição foi sistematizar um sistema de avaliação através de sinais e sintomas dos canais energéticos, descrevendo a sintomatologia bem como o tratamento apropriado para a enfermidade em cada etapa, considerando as possibilidades de evolução do quadro clínico. A base do seu tratamento é a fitoterapia. A acupuntura e moxabustão são utilizadas de forma complementar.

Segundo o conhecimento tradicional, o frio é considerado um fator de natureza Yin que pode lesar o Yang do nosso organismo causando uma diminuição dos processos fisiológicos, bem como do transporte e transformação dos fluídos orgânicos e do sangue.

Quando o frio ataca a superfície do corpo ocorre vasoconstrição provocando dor na pele e na musculatura, principalmente da região dorsal alta e da nuca, outros sintomas incluem: febre acompanhada ou não de transpiração, pulso superficial e tenso, aumento do volume de urina (a cor da urina também mostra alteração tornando-se clara). Os canais energéticos bloqueados produzirão rigidez nos membros dificultando os movimentos de flexão e extensão. Quando o frio penetrar as sessões internas as manifestações ocorrerão ao nível dos órgãos e vísceras tais como: vômitos de líquidos claros, diarréia, dores abdominais, dismenorréias, edemas, acompanhado de pulso profundo e resistente.

O frio pode estar associado com outras energias climáticas como o vento e a umidade. Quando estiver associada com o vento, a principal manifestação é a dor migratória que aparece e desaparece em intervalos curtos, fazendo com que muitas pessoas sejam classificadas como psicossomáticas. Se o frio associar-se com a umidade, as manifestações serão fixas na forma de artralgias e dores musculares “surdas” que permanecem no mesmo local e que apresentam alívio com a aplicação de calor.

Quando o diagnóstico apontar um ataque de frio pode-se utilizar o fitoterápico patenteado “Wu Tou Tang”, que aquece os meridianos, dispersa o frio, elimina a umidade e cessa a dor. Se o principal fator for uma combinação de vento-frio, a fórmula “Fang Feng Tang”, expele o vento, o frio, relaxa os tendões e nutre o sangue. Se o fator causal for vento-umidade utilizar “Yi Yi Ren Tang”, para drenar a umidade, expelir o vento e mover o sangue. Na fase inicial dos sintomas deve-se expelir o fator patogênico através de drogas de natureza quente e sudorífica.

Os desequilíbrios energéticos provenientes de fatores externos que atacam o nosso organismo não são corrigidos através da medicação moderna que basicamente visa o alívio dos sintomas.

Toda a alteração energética gera com o passar do tempo um prejuízo funcional, caso não seja corrigida nessa segunda etapa, o desequilíbrio energético naturalmente irá progredir para uma alteração morfológica e estrutural. Alterações articulares como doenças reumáticas, artríticas, que claramente apresentam alterações devido à variações climáticas, apontam para a presença de fatores latentes no organismo.

Abordagens como acupuntura, moxabustão e ventosaterapia podem ser utilizadas conjuntamente para expulsar o frio, mover a estagnação sanguínea provocada pela vasoconstrição e promover relaxamento muscular. Terapias manipulativas como a quiropraxia, osteopatia, seitai e tuiná podem ser utilizadas de forma associada para relaxar os tecidos moles e desbloquear os segmentos articulares hipomóveis.

Na fase final do tratamento quando não há mais presença de sintomatologia externa como dores musculares, articulares, febre e frio nas extremidades, o tratamento será direcionado a revigorar as condições internas tonificando os órgãos que estiverem astênicos.

Em casos onde a dor aparece subitamente nas articulações das extremidades produzindo dores reumáticas, tratam-se de quadros clínicos com disfunções internas associadas a ataques externos. Nesses casos o tratamento é mais complexo, pois é necessário tratar os órgãos e vísceras, desbloquear os canais energéticos, remover fatores patogênicos e revigorar a energia, os fluídos orgânicos e o sangue. Ou seja, torna-se necessário realizar mudanças alimentares, nos hábitos de vida e até mesmo na esfera psíquica.

O Suwen (clássico da medicina chinesa que aborda questões fundamentais) afirma que o inverno é um período de recolhimento, latência, hibernação. A maioria das coisas se fecham ou se ocultam para protegerem-se do frio. Nesse período devemos manter-nos em ambientes aquecidos, fazer uso moderado de especiarias amornantes e quentes em nossa alimentação.

Para que a nossa energia Yang não seja perturbada, devemos ir cedo para a cama pela noite e levantar cedo para ter contato com a luz solar. Precisamos abrigar o espírito e mantê-lo em repouso. Não é uma estação propícia para agitação e dispersão. Devemos manter-nos aquecidos suavemente e não devemos nessa época do ano transpirar muito, pois com a transpiração lesamos a nossa energia defensiva e nos tornamos suscetíveis a agressões externas.

O inverno deve ser vivido aproveitando as características do clima para favorecer a leitura, a introspecção, o repouso, e é claro sem necessitar deixar de lado as atividades físicas, porém o tipo de exercício, horário de prática e objetivos devem adaptar-se à natureza e não ao contrário.

Na China e em outros países do oriente muitas atividades de cultivo interno são praticadas sem causar danos a nossa energia essencial nessa estação como: qigong, taijiquan, yoga, etc.

Muitas artes marciais ortodoxas modificam o seu treinamento durante os meses frios, conservando assim a energia e preservando a saúde dos praticantes, preparando-os para um novo ciclo que terá início na primavera.

Nos meses frios, se ficarmos muito próximos a lareiras e aquecedores, iremos desenvolver acessos febris na primavera. Devemos utilizar o aquecimento com moderação. Se não nos adequarmos ao modo de viver no inverno e não nos protegermos adequadamente do frio, na próxima estação sofreremos de flacidez muscular e friagem nas extremidades, dessa forma não teremos condições de prosperar fisicamente e o próximo ciclo anual será marcado pela insuficiência e debilidade.

Isaac Padilha Guimarães Jr.
Fisioterapeuta Especialista em Acupuntura
Formação em Quiropraxia Clínica, Formação em Terapia Manual Ortopédica, Professor Titular do Instituto Brasileiro de Acupuntura e Moxabustão de Porto Alegre.

fonte: Epoch Times em Português

whats app