#vemprocetn

A eficácia da acupuntura para o tratamento da ansiedade

< voltar

O procedimento da acupuntura contribui para a melhoria de várias áreas do corpo humano como a saúde mental, além de diminuir a irritabilidade e as dores musculares.

Uma terapia alternativa que alivia a ansiedade. Em tempos de Covid-19, todas as ferramentas que vierem para auxiliar na saúde do corpo e da alma, é ouro, não é mesmo?! Você já ouviu falar em acupuntura? Ela promove o equilíbrio físico, biológico e mental, além de aumentar a produção de endorfina e serotonina, que são responsáveis pela sensação de bem-estar.

De acordo com a fisioterapeuta acupunturista, Gabriela Rocha, a técnica proporciona aos pacientes leveza, e toda essa sensação se dá através dos estímulos de alguns pontos específicos.

“Indo pelo princípio da medicina tradicional chinesa, a ansiedade é uma nomenclatura puramente ocidental, não existe protocolo de tratamento por acupuntura direcionado para o transtorno de ansiedade, com este nome propriamente dito. Porém, os sintomas de ansiedade, depressão e outras causas mentais e emocionais são muito bem tratados com a acupuntura por agirem diretamente nos órgãos que estão gerando esse desequilíbrio”, explica Rocha.

Porém, ela ressalta que o tratamento não é uma forma milagrosa, é preciso que gradualmente o paciente deixe de fazer a aplicação rotineiramente, mas sem deixar de lado o tratamento.

A acupuntura é recomendada pela psicologia?

No tratamento da ansiedade, o psicólogo não trabalha de forma isolada, para ajudar o paciente a cuidar desse diagnóstico, é necessário a contribuição de várias áreas, incluindo a acupuntura, como reforça a psicóloga do Hapvida, Suellen Saraiva.

“Para nós da psicologia, dependendo do caso, a gente não trabalha sozinho. Nós trabalhamos sempre com uma postura interdisciplinar, seja um médico, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo ou acupunturista. Normalmente, dependendo do nível de ansiedade, eu sempre encaminho para sessão de acupuntura e tenho bons resultados com os meus pacientes”, diz.

A psicóloga ressalta ainda que a acupuntura traz vários benefícios para a saúde mental do paciente. “A acupuntura acaba trazendo vários benefícios para a saúde, inclusive, para a nossa saúde mental. As tensões musculares passam a diminuir, a gente começa a lidar melhor com as adversidades da vida e a gente passa a dormir melhor, a se alimentar melhor e o nível de irritabilidade também diminui. Então, tem uma série de benefícios que a acupuntura traz para o paciente e para a saúde mental dele”.

Tratando a doença de corpo e alma

De acordo com a fisioterapeuta, a ansiedade pode ser entendida como uma situação de desarmonia do espírito, seja por uma situação de excesso, insuficiência ou estagnação de qi (energia) ou xue (sangue) no coração ou em outros órgãos que tem ligação com o coração.

“A acupuntura age equilibrando, seja eliminando excessos, tonificando, sedando, ou fazendo a energia circular”, explica. Ela revela que a acupuntura não trata o indivíduo separadamente, é sempre levado em consideração o corpo, a mente e o espírito.

“É preciso avaliar, descobrir o órgão afetado, achar a causa do desequilíbrio e tratar, aliviando a mente e fazendo com que aquele estado de ansiedade seja amenizado e muitas vezes até 100% cessado”, disse a fisioterapeuta, intensificando que existem casos em que as pessoas buscam na acupuntura uma válvula de escape, não ficando dependentes, mas sabendo que existe uma maneira de melhorar a situação em que está passando.

Para a profissional, só de já ter uma ‘válvula de escape’, a saúde mental, física e emocional melhora significativamente, pois eles sabem que aquela sensação não vai durar para sempre.

A enfermeira Regiane Luz, 32 anos, procurou a acupuntura para tratar o transtorno de ansiedade e tem obtido bons resultados. “Eu busquei a acupuntura e gostei muito do resultado. Eu me senti mais aliviada, a minha tensão diminuiu, consegui dormir melhor, consegui me concentrar mais nas coisas que eu faço, me ajudou muito na minha vida profissional e no meu emocional. Eu gostei muito. É um tratamento que eu indico, pois foi onde ajudou o meu transtorno de ansiedade”.

A ansiedade, conhecida como o ‘Mal do Século’, está aí e querendo se transformar em algo natural. Não permita que esse mal comprometa sua rotina, fique atento.

A ansiedade pode ser considerada como fobia específica, pânico, obsessão ou compulsão, medo de estar em público e até mesmo estresse pós-traumático. Taquicardia, respiração acelerada, síndrome do intestino irritável, tensão muscular, angústia, mente agitada, diarreia, insônia, problemas de concentração e memória recente, sensação de aperto no peito, irritabilidade são sintomas de ansiedade.

Segundo uma estatística divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,4 bilhão de pessoas (20% da população mundial), cedo ou tarde, desenvolverão depressão. Te cuida!

Fonte: diarioonline.com.br

whats app