#vemprocetn

Portadores do Mal de Alzheimer ganham momentos de bem-estar com a ajuda da Aromaterapia

< voltar

Os Óleos Essenciais Puros podem atuar em momentos de raiva, ansiedade, insônia, estresse, medo e em outros momentos tão presentes na rotina do doente e de seu cuidador. Mais do que complementar o tratamento, a Aromaterapia busca tornar o cotidiano tranquilo e equilibrado.

Não é fácil encarar o diagnóstico de Mal de Alzheimer, uma das doenças mais devastadoras do cérebro. Gradativamente, ela causa comprometimento da memória recente, levando o idoso a ficar dependente de um cuidador. Trata-se de uma doença que dispensa apresentações porque atinge mais de 35 milhões de pessoas pelo mundo – e está cada dia mais presente no cotidiano dos brasileiros. No País, a estimativa é de que mais de um milhão sofram do Mal. E o número tende a subir, à medida que a expectativa de vida também cresce e os hábitos diários dos cidadãos não são saudáveis.

O tratamento de um paciente com Alzheimer é moroso e não há cura para a doença. O que existe é a tentativa de retardar ao máximo a evolução do quadro e seus desdobramentos, porque a cada etapa podem surgir reações novas: há épocas em que o doente fica agressivo, depressivo, se isola, tenta fugir de casa, não dorme, não se alimenta, recusa-se a tomar seus medicamentos… Além de ele ser tratado com tudo o que for possível para tornar seu cotidiano mais agradável, é necessário também olhar pelo cuidador, que geralmente é um membro da família destinado a ficar com o pai, mãe ou parente mais distante. Essa pessoa passa por um desgaste físico e emocional tão grande que, em muitos casos, também adoece.

Segundo Sâmia Maluf, aromaterapeuta e aromatóloga, diretora da By Samia Aromaterapia, a Aromaterapia pode ajudar tanto os pacientes com o Mal de Alzheimer quanto seus cuidadores a atravessar os momentos difíceis dessa trajetória. “Imagine sua mãe chamando você de mãe ou nem sequer a reconhecendo. Ou, então, achando que a salada é um objeto de decoração; que foi roubada quando, na verdade, escondeu seus pertences e não sabe onde os colocou; não conseguindo voltar para casa numa simples ida até à padaria… Tudo isso acontece no caso de Alzheimer e nunca estamos preparados”, diz Sâmia.

Ela usa a ciência que, por meio dos Óleos Essenciais puros, trata mente e corpo para contornar situações-limite que envolvem os doentes e também para evitar que novas crises ocorram. “Com a Aromaterapia, vai-se percebendo uma redução nas crises de estresse que envolvem os pacientes de Alzheimer porque há maior equilíbrio das emoções. Tenho percebido que o paciente gosta de receber a Aromaterapia e anseia por ser cuidado – e isso faz bem também ao cuidador, que sente resultado no tratamento que está aplicando”, explica.

Sâmia Maluf aconselha a aplicação dos Óleos Essenciais puros em inalações, compressas, banhos, loções e massagens (veja detalhes dos procedimentos abaixo). Para cada situação, há um Óleo Essencial puro indicado ou uma sinergia – mistura de Óleos Essenciais puros. Ela recomenda o uso dos seguintes Óleos Essenciais nas situações que se apresentam:

Formas de utilização dos Óleos:

1. Inalação – Respirar o Óleo Essencial direto do frasco ou pelo difusor. Você pode aplicar uma gota de Óleo Essencial em um lenço e dar ao paciente para segurar e inalar quando necessário. Pode, ainda, ser aplicado na gola de um pijama, no travesseiro ou no lençol. Aromas podem ser diluídos e pulverizados sobre guardanapos na hora das refeições. Toda vez que a boca do paciente for limpa, será inalado o aroma. Podem ser utilizados, também, através de vapor, na hora do banho, ou usado em uma toalha como uma tenda, especialmente quando há problemas respiratórios ou de congestionamento. O difusor pode ser elétrico, de velas, ou anéis de luz. Pode-se também colocar numa panela de água fervente o conteúdo dos óleos permitirá q ue o vapor chegue suavemente ao rosto, enquanto inalado.

2. Compressas – Umedeça um lenço com água morna, adicionando algumas gotas do seu Óleo Essencial. Embrulhe frouxamente ao redor do pescoço, para fins de inalação ou envolva a parte do corpo que precisa de atenção. Alguns pacientes têm a pele muito fina e não devem usar diretamente na pele.

3. Banheira/chuveiro – Aumentar os efeitos da experiência de banho, escurecendo as luzes e acendendo velas. Você pode até mesmo aquecer as toalhas e colocar algumas gotas da mistura escolhida como um colar ao redor do pescoço, um manto no paciente para inalação após o banho. Prepare um banho agradavelmente quente. Adicionar de 2 a 5 gotas da mistura para o banho, assoprar a água para dispersar e deixe em imersão pelo menos 20 minutos. Pode-se também dissolver de 2 a 5 gotas de sinergia em uma colher de chá e meia de álcool para a solubilização mais completa na água. No chuveiro, pôr na palma da mão a mistura, em Óleo Essencial puro, ou em 1/2 colher de chá de óleo vegetal como carreador.

4. Loção – Dez gotas de sinergia (mistura), ou um óleo apenas, são adicionados a uma loção sem perfume, como alívio para você ou o cliente durante todo o dia. Lembre-se de fazer a loção regularmente em pequenos lotes ao invés de uma só vez para que o produto final não seja alterado.

5. Massagem – Automassagem simples pode ser utilizada para sentir a diferença. Coloque a mistura em suas palmas, esfregue-as e aplique ao redor do nariz, orelhas, pescoço, ombros, braços. Já para massagear outra pessoa, colocar a mistura em suas palmas, aplicando um pouco sob o nariz do paciente e, em seguida, esfregue a mistura sobre o corpo.

fonte: Maxpress

whats app