#vemprocetn

Desintoxique e torne seu fígado saudável

< voltar

A alimentação atual é bastante tóxica, o que acaba danificando o fígado. Aprender a desintoxicá-lo e torná-lo saudável trará um grande bem-estar a você

Por Derek Henry

Passos para tornar o fígado saudável

Sua saúde está diretamente ligada ao seu fígado. Então, se você vê sinais visíveis de danos no fígado, você já criou problemas significativos e precisa tomar medidas imediatas para começar a curar esse órgão tão importante. Vamos ver como o seu fígado está e o que você pode fazer sobre isso.

Entenda seu fígado

O fígado é o maior órgão interno e é o principal responsável por manter nossa corrente sanguínea livre de venenos tóxicos. Se ele puder completar plenamente esta missão, poderemos viver para sempre! Ele não somente é um grande filtro, como também desempenha um papel fundamental na digestão, na formação do sangue e nas defezas do corpo contra infecções.

De fato, durante a digestão o fígado secreta bile no intestino delgado para lubrificar as paredes intestinais. Esta bile regula a nossa quantidade de bactérias amigas [que vivem em nosso corpo e com as quais partilhamos funções mutuamente benéficas e saudáveis], destrói micro-organismos indesejáveis e estimula a atividade peristáltica – que ajuda a mover a matéria fecal adiante e para fora do nosso corpo.

Quando o fígado está fraco ou congestionado, sua capacidade de neutralizar substâncias tóxicas torna-se prejudicada, e uma bile tóxica passa a ser secretada, percorrendo o intestino e desencadeiando uma inflamação, que é muitas vezes conhecida como intestino permeável.

Por estas e muitas outras razões, o bom estado de seu fígado é fundamental para alcançar a verdadeira saúde, devido à sua ligação com todos esses fatores. Logo, ele deve ser curado para melhorar a digestão, o sistema imunológico e para que o bem estar de seu corpo alcance níveis ideais.

Sinais de lesão hepática

O problema do fígado é que ele não ‘grita de dor’. Você pode causar sérios danos a ele e nunca apresentar sintomas que você ligue ou relacione diretamente a um fígado congestionado. No entanto, há muitos sinais, tais como ter várias linhas profundas ou “bolsas” abaixo das sobrancelhas, ou ser incapaz de tolerar o frio no inverno. Por outro lado, se o seu fígado é hiperativo, você também poderá se sentir febril e achar os meses de verão muito desconfortáveis. Outros sintomas e sinais de danos no fígado incluem:

Uma vez que o fígado danificado não consegue processar as toxinas, até mesmo o cérebro e o sistema nervoso central passam a ser afetados. Isso pode causar depressão, “sonhar acordado”, incapacidade de se concentrar e de lembrar de coisas e de situações, ou estados ainda mais graves, como comportamentos explosivos.
Como o dano hepático ocorre?

Como o nosso fígado é um grande filtro, tudo o que ingerimos deverá passar por ele:

É importante notar também que mulheres grávidas ou amamentando têm percebido que mais e mais recém-nascidos estão tendo fígados danificados como resultado dos maus hábitos alimentares das mães. O fígado do feto intercepta tudo o que a mãe come e transforma em algo útil, ou em algo que irá obstruir seu minúsculo novo órgão [seu próprio fígado].

Curando o fígado de danos indesejáveis

Em termos simples, se queremos curar o fígado, precisamos parar o seu excesso de trabalho, alterando a forma como comemos.

Além disso, temos que trabalhar na limpeza do cólon, incentivando o fígado a se curar através de ervas [como o cardo-mariano (Silybum marianum), folha de alcachofra, dente-de-leão] e probióticos.

O exercício é uma obrigação diária (caminhada, yoga, kangoo jumps), bem como descansar mais (mas não imediatamente após as refeições).

A emoção da raiva também está ligada ao fígado, logo, não guarde sua raiva ou fique remoendo o que ocorreu em qualquer situação. Assim que você começar a limpar o seu fígado, você poderá sentir-se descontroladamente raivoso e irritado com tudo [Porque você estará expurgando inclusive emoções tóxicas guardadas. Mas isso não deve desencorajá-la, porque essas emoções precisam ser limpas, caso contrário o seu fígado continuará danificado. Assim, como apoio nesse processo, tome chás levemente calmantes, como a camomila, a melissa e o maracujá e/ou essências florais, como o Rescue Remedy, a Impatiens, a Chamomile, a Cidreira, a Matricária e a Holly]

Limpeza do fígado

O fígado é um órgão que deve ser limpo gradativamente; logo, uma limpeza feita de uma vez pode não ser uma boa idéia se desejamos a cura adequada. No entanto, o que é ainda mais crucial é começar a se alimentar corretamente e purificar e desintoxicar o sangue.

Você precisa descansar de seu aparelho digestivo, ingerindo alimentos leves, e fazendo as suas refeições tornarem-se pequenas, vegetarianas e alcalinas, de forma a exigir pouquíssima energia necessária para o ato da digestão. Se acontecer de você perder o apetite, beba água com limão e tome caldos vegetais com uma base de vegetais marinhos. É também um grande momento para fazer sucos com vegetais verdes como fonte primária.

Além disso, é preciso evitar as gorduras de alimentos de origem animal, e procurar evitá-las por completo. Fique longe de óleos vegetais e da manteiga [nesse momento], uma vez que eles desaceleram a função hepática. Coma alimentos levemente cozidos e alimentos liquidificados, além dos alimentos que são ricos em clorofila (naturalmente verde escuros).

Sua última refeição deve ser sempre leve, de forma que o seu estômago fique vazio quando você for para a cama.

Também faça uso de bebidas probióticas, tais como vinagre de maçã e kefir de coco. Eles são excelentes produtos para a limpeza do fígado e fornecem um ambiente ideal para a digestão. Se você decidir começar a usar algumas ervas para limpeza do fígado, considere que seu corpo precisa ser fortalecido corretamente antes que seu fígado possa fazer isso de forma eficaz.

Após todos estes passos, faça uso de ervas como dente-de-leão, folhas de alcachofra, cardo-mariano e reishi. Este chá para o fígado e vesícula biliar combinado com este tônico para o fígado, lhe trará um grande começo [No Brasil, ao invés de usar esse chá e esse tônico importados, uma sugestão pode ser utilizar o composto Metabilis, que é um composto misto de ervas e florais que beneficia o fígado].
Derek Henry é profissional de saúde holística

* Imagem do “fígado”: Medical X-ray Scan – Liver Anatomy – Shutterstock

fonte: Epoch Times em Português

whats app