#vemprocetn

Conhecendo as peculiaridades de um ponto de acupuntura

< voltar

A sabedoria dos antigos médicos chineses conhecia as características e funções de um ponto em profundidade

,

Por Dr. Roberto C. de la Cuerda para Epoch Times

No centro da escápula fica um ponto de acupuntura conhecido como “tianzong”, que se traduz como “religião do céu”. Podemos deduzir que, se há uma religião do céu, também deve existir uma religião da Terra.

Para entender a mensagem deste ponto, temos primeiramente de nos familiarizar com o meridiano que passa por ele, sua energia e o ambiente emocional que o caracteriza. O ponto tianzong pertence ao órgão e ao meridiano do intestino delgado (dentro da teoria da Medicina Tradicional Chinesa, cada órgão ou víscera está conectado a um canal de energia, chamado também de meridiano de energia).

Como sabemos, a principal função do intestino delgado é complementar a digestão dos nutrientes que ingerimos e absorver uma série de substâncias úteis ao organismo. Mas o que não é comumente conhecido é que, no nível energético e emocional, o intestino delgado engloba outras funções, tais como manter o coração em equilíbrio, contribuindo para a regularidade e continuidade do coração.

Na antiguidade, dizia-se que o espírito se encontra no coração e que um imperador deveria governar com grande inteligência e consciência, para preservar a harmonia e a integridade entre o povo. No organismo, o coração governa todo o corpo, sustentando todas as necessidades por meio da circulação sanguínea.

Todos os acontecimentos internos e situações têm impacto sobre o coração, portanto ele é muito sensível a qualquer alteração em nós. Ele é facilmente afetado por mudanças fisiológicas e psicológicas ao seu redor, o que tem repercussões em seu ritmo e na intensidade de sua energia.

Dessa forma, como um cão fiel, o intestino delgado realiza a função energética de proporcionar regularidade e continuidade ao coração, de modo que ele não seja afetado pela mais leve mudança externa. Então, por que o ponto tianzong fica dolorido?

Bem, cada um de nós tem sua própria fé, crenças ou religiões. Alguns acreditam em religiões ortodoxas, outros em práticas espirituais, outros na ciência, na política, etc. Mas, por fim, como se torna o mundo? Cheio de lutas, ciúmes, raiva, ódio… Como isso influencia esse ponto? Ele ficará bloqueado. Nesse caso, como nosso intestino delgado, coração e espírito ficarão?

Se o ponto tianzong estiver bloqueado, pode-se observar sintomas no dedo mínimo da mão, na parte interior do cotovelo, na escápula, no pescoço, e também hemorragias menstruais. Este ponto nos ensina que a “religião do céu” é encontrada apenas por meio da harmonia e do desapego. Ser desapegado e pacífico é o caminho para o céu e para estar em paz consigo mesmo e com o que nos circunda.

O Dr. Roberto C. de la Cuerda é médico acupunturistaEpoch Times em Português

whats app