#vemprocetn

Como a medicina tradicional chinesa se propõe a tratar as alergias

< voltar

Na Europa, 22 crianças em cada 100 têm uma alergia e os números parecem aumentar todos os anos. Depois do Dia Mundial das Alergias, que se assinalou a 8 de julho, um especialista em medicina tradicional chinesa revela os procedimentos que utilizam para tratar esta doença crônica.

Hélder Flor, terapeuta e especialista em medicina tradicional chinesa explica que de acordo com esta prática milenar, “o tratamento das doenças crônicas procura uma eliminação permanente da doença e não apenas um tratamento dos sintomas.”

Destaca, em comunicado enviado às redações, que “o protocolo passa por uma combinação de fitoterapia (plantas medicinais) que ajuda a eliminar os sintomas, com a acupuntura e a moxabustão” e tem “apresentando taxas de sucesso ainda mais elevadas em crianças.”

Explica que os tratamentos das doenças crônicas, sobretudo asma e alergias, são os mais procurados pelos portugueses, porque procuram “tratar aquilo que está a provocar a patologia”.

Em relação às alergias, critica a medicina ocidental. “A medicina ocidental faz um tratamento anti-alergias, mas as pessoas acabam por ter de tomar medicamentos a vida toda e a tendência para piorarem é grande já que os anti-histamínicos diminuem a capacidade de defesa e de resposta do corpo. Se o nariz espirra é uma defesa. Pode causar desconforto mas é uma forma de se defender. Ao contrariarmos esses sintomas não estamos a tratar mas apenas a adiar a doença e a piorá-la”.

Aconselha: “De forma preventiva, quem sofre de alergias deve começar a ser acompanhado por um especialista de medicina tradicional cerca de dois meses antes do aparecimento de sintomas. Caso o paciente esteja já na fase em que os sintomas se encontram ativos, a MTC irá ajudar a aliviar e só depois tratar. No entanto, o alívio dos sintomas é imediato.”

Além de manter a casa arejada e de fazer vapores, há algumas plantas e alimentos que também podem ajudar a controlar as alergias. O especialista destaca: “Beterraba, frutos vermelhos, uvas roxas, açafrão, chá verde, branco e preto, couve flor são alguns exemplos que usamos muitas vezes como complemento no tratamento devido aos seus efeitos anti-oxidantes, anti-inflamatórios e anti-histamínicos importantes.”

fonte: Notícia ao Minuto Portugal

whats app