#vemprocetn

Aromaterapia: 4 óleos essenciais para diminuir a ansiedade e o estresse

< voltar

O Brasil é um dos países com o maior número de habitantes que sofrem com sintomas de ansiedade, de acordo coom dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). E, é natural que em situações de estresse e tensão, como é o caso da pandemia do Novo Coronavírus (COVID19), esse número fique ainda maior.

Em períodos de tensão, manter a sanidade mental é fundamental para diminuir a incidência de depressão e até não afetar o sistema imunológico. O estresse causa diversas reações no organismo que impactam inclusive na imunidade, por isso, medidas como os contatos sociais virtuais são fundamentais para que o corpo libere serotonina e dopamina”, diz Mário Farinazzo, cirurgião plástico e médico voluntário no atendimento a casos suspeitos de Covid-19 no Hospital São Paulo, em São Paulo. 

Mas o que fazer é possível fazer para gerenciar o estresse? Práticas de lazer e relaxamento e terapias alternativas são boas pedidas. A prática da aromaterapia, por exemplo, está ganhando cada vez mais espaço nos estudos científicos e na nossa rotina por causa do benefícios causados à nossa saúde emocional, já que o olfato é interpretado no nosso cérebro na mesma região ( sistema límbico) em que são processados o comportamento e as emoções, influenciando na maneira como nos sentimos. Segundo a terapeuta floral e aromaterapeuta Marcia Rissato, à frente da Mona´s Flower, começar o dia com meditação e yoga, por exemplo, ajuda a trazer mais calma e disposição, especialmente se aliadas a aromaterapia. “A respiração durante a meditação é muito importante, opte por óleos essenciais cítricos que nos trazem alegria e energia como Eucalipto Glóbulus, Melaleuca (Tea Tree) e Hortelã Pimenta”, indica.

Veja a seguir dicas da especialista sobre em qual situação usar os óleos essenciais e aproveite os benefícios da aromaterapia em casa:

Lavanda
Conhecida por seus efeitos relaxantes tão essenciais nos dias atuais. “É o principal óleo essencial na busca do equilíbrio emocional e mental”.

Eucalipto glóbulos
Indicado para oxigenar o organismo e, neste sentido, muito utilizado para ativar a concentração e melhorar o desempenho mental. “Fisicamente, o óleo de eucalipto glóbulos é o de eleição para tratamentos de afecções respiratórias” ressalta. 

Melaleuca ou tea tree
Contém, basicamente, efeitos físicos, principalmente antissépticos. “Pode seu usado tanto na purificação do ambiente até auxiliares em casos de infecções por bactérias e fungos, mas nestes últimos, é necessário um acompanhamento médico”, explica Marcia.

Hortelã-Pimenta
Excelente para trazer ânimo e energia nos dias em que a tristeza ou a preguiça batem à porta. “Pode ser um ótimo companheiro da meditação ou da yoga pela manhã, se usado durante os exercícios de respiração”, diz. Experimente usar com o difusor, ou pingar uma ou duas gotas da palma das mãos para inspirar durante a meditação.

fonte: Revista Marie Claire

whats app