#vemprocetn

Acupuntura pode ser um tratamento complementar para pessoas com câncer

< voltar

Alexandre Garcia
Uma revisão de 14 ensaios clínicos publicados na revista científica JAMA Oncology descobriu que a acupuntura, técnica de origem chinesa na qual pequenas agulhas são inseridas na pele, reduzia significativamente a dor do câncer.

A revisão também descobriu que as pessoas tratadas com a acupuntura precisavam de menos analgésicos para alívio de dores e tratamento do desconforto.

“Os resultados desta revisão sistemática e metanálise sugerem que, com base em evidências de nível moderado, a acupuntura e / ou a acupressão podem estar associadas a reduções significativas na intensidade da dor e no uso de opióides”, de acordo com os pesquisadores. 

A acupuntura é uma técnica usada há séculos, principalmente na China e em outras partes da Ásia, que vem recentemente ganhando maior respaldo científico. A dor do câncer é uma complicação comum das doenças oncológicas, afetando até 66% dos pacientes. Devido à natureza crônica e progressiva da doença, a dor do câncer é uma causa comum de dor crônica. 

A dor do câncer resulta de danos nos tecidos – devido à própria doença ou ao tratamento (quimioterapia, radioterapia). O tratamento para a dor do câncer varia entre os pacientes, pois diferentes pacientes podem experimentar diferentes níveis de dor, mesmo que tenham a mesma forma de câncer.

De acordo com o Dr. Marcus Yu Bin Pai, médico especialista em acupuntura e dor da USP, “o resultado deste estudo mostra o potencial uso terapêutico da acupuntura na dor de difícil controle de pacientes com câncer, que muitas vezes sofrem com estes sintomas secundários que atrapalham o tratamento oncológico”.

Assim, de acordo com o médico, “a acupuntura é uma terapia segura e com raros efeitos adversos, que pode ser adicionada ao tratamento convencional para melhora da qualidade de vida”.

Como o estudo foi feito?

Para a análise, os autores selecionaram analisaram dezenas de estudos, com mais de 920 participantes de vários países do mundo.

Os autores observaram que sete dos estudos mostraram que a acupuntura estava associada a uma menor intensidade de dor, com uma diferença média de -1,38 pontos em uma escala de 1 a 10, quando comparado a um controle ou placebo simulado.

Além disso, seis dos estudos mostram que, quando combinados com analgésicos prescritos, a acupuntura e a acupressão reduzem a intensidade da dor em uma diferença média de -1,44 pontos em uma escala de 1 a 10.

“Com a crescente evidência da eficácia da acupuntura, a maioria dos centros abrangentes de câncer designados pelo Instituto Nacional do Câncer começaram a oferecer acupuntura”, segundo os pesquisadores.

Eles acrescentaram que “são necessárias mais pesquisas para investigar a associação da acupuntura com síndromes específicas da dor”.

Referência do estudo (publicado em 19 de dezembro de 2019)

fonte: diariodoscampos.com.br

whats app