#vemprocetn

Acupuntura pode ajudar no tratamento de enxaquecas

< voltar

Milhões de brasileiros sofrem destas dores, e muitos não conseguem alívio com medicamentos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, a enxaqueca afeta até 30 milhões de pessoas no Brasil. As dores da enxaqueca podem ser intensas e incapacitantes, com pouco alívio mesmo após tomar um analgésico. Diante da dificuldade de tratamento, médicos, pesquisadores e avaliam sempre a possibilidade de novas medidas terapêuticas, como a acupuntura.

A eficácia do método está em seu efeito analgésico e anti-inflamatório, tornando-se uma alternativa ao uso excessivo de medicamentos com bons resultados.

Um estudo médico publicado na conceituada revista científica JAMA Internal Medicine, encontrou que o tratamento com acupuntura poderia ser benéfico para reduzir a quantidade de crises de alguns tipos comuns de enxaqueca, e acima de tudo, prevenir novas crises, segundo relata a CNN.

No estudo, pesquisadores da Universidade de Chengdu comprovaram que o tratamento pela acupuntura poderia ajudar a diminuir a intensidade e frequência das dores mais comuns da enxaqueca.

Os investigadores avaliaram pacientes que sofriam destas dores há pelo menos um ano. Os pacientes foram divididos em dois grupos: o primeiro grupo recebeu um tratamento ‘placebo’ (apenas uma simulação da terapia), e o outro recebeu as aplicações de acupuntura real.

Vinte semanas após receberem um tratamento intensivo com cinco sessões semanais, os pacientes que foram submetidos à sessões da (verdadeira) acupuntura notaram uma redução significativa do número de enxaquecas por mês, de 4,8 para 3, e não relataram qualquer efeito secundário do tratamento.

O médico Marcus Yu Bin Pai disse não ter ficado surpreendido com os resultados do estudo. Segundo o doutor, a acupuntura pode ajudar na melhora da qualidade de vida destes pacientes, pois muitas vezes, a dor acaba sendo incapacitante, sendo uma doença subvalorizada.

“Embora existam medicamentos para a prevenção das crises, elas não funcionam para todos, e podem causar efeitos colaterais secundários. Assim, terapias como meditação, acupuntura e exercícios podem ser benéficos para estes pacientes”, explicou. “A cura não é sempre viável, mas a melhora dos sintomas traz qualidade de vida.”

fonte: Terra.com.br

whats app