#vemprocetn

Acupuntura é alternativa para reduzir dores de mulheres com endometriose

< voltar

Quem sofre de endometriose pode encontrar na acupuntura uma alternativa para as dores, muitas vezes incapacitantes, causadas pela doença. Segundo estudos internacionais, até 80% das pacientes submetidas a esse tratamento apresentam resultados positivos.

Chefe do Ambulatório de Endometriose do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUPE-UERJ), o ginecologista Marco Aurelio Pinho de Oliveira foi um dos responsáveis por incluir a prática entre os serviços prestados pela unidade. Ao longo de quatro anos, 120 mulheres receberam assistência.

– Os relatos indicavam que, em média, o nível da dor caía entre 50% e 60% já na primeira sessão.

O médico, que é autor do livro “Endometriose Profunda – o que você precisa saber”, cita a acunputura na obra como alternativa.

A clínica geral e acupunturista Stella De Simone, que faz o atendimento, explica que a técnica parte do princípio de que as doenças não se limitam a um órgão ou região específica. Elas são frutos de desequilíbrios energéticos do organismo, traduzidos em conjuntos de sinais e sintomas que, uma vez reunidos, dão origem aos dão origem a padrões sindrômicos que correspondem a diferentes diagnósticos. Dessa forma, não é possível estabelecer uma conduta de tratamento padronizada – é necessário analisar as particularidades de cada paciente. – Se examinarmos 10 mulheres, serão 10 endometrioses diferentes. Por essa razão, o tratamento de acupuntura é definido a partir de uma anamnese bem detalhada, que inclui questionamentos objetivos e outros que não têm o mesmo peso para a medicina ocidental: Em que contexto a pessoa vive? Está feliz ou infeliz? Como é o estilo de vida? Qual o nível de estresse no dia a dia? Acolher e ajudar as pacientes a identificarem e neutralizarem fatores que atuam negativamente sobre a doença também é parte do tratamento.

Praticar yoga e outros exercícios físicos, fisioterapia, não fumar e adotar hábitos alimentares saudáveis também são medidas importantes para a mulher com o problema, diz o ginecologista.

– Algumas recomendações são reduzir o uso de óleos hidrogenados – óleo de coco extra virgem é uma boa opção -, trocar o sal comum por sal mineralizado, bem como evitar adoçantes, temperos prontos e sucos de caixinha. Além disso, é interessante priorizar alimentos que minimizam a resposta inflamatória, como hortaliças, carnes magras, ovos, abacate, limão, uva e goiaba.

A endometriose

A doença é um processo inflamatório decorrente do crescimento, em outras regiões do organismo, das células do endométrio, tecido que reveste o interior do útero. Diversos órgãos do sistema reprodutor e até mesmo o intestino e a bexiga podem ser acometidos. Pode causar cólicas menstruais intensas e dor nas relações sexuais, bem como ao evacuar e urinar. A infertilidade é uma queixa muito comum nas portadoras de endometriose. Estima-se que 10 milhões de mulheres sofram do distúrbio no Brasil.

fonte: R7.com

whats app