#vemprocetn

Utilização das técnicas de akabane, auriculoterapia, moxabustão, eletroacupuntura – Estudo de caso

< voltar

MAIA, A.

1-ANAMNESE

F. N. A. L. N. (modelo de prática), 42 anos, sexo feminino, casada, uma filha, educadora física, trabalha como personal trainee, professora de ballet, instrutora de pilates e alongamento . Apresenta características Yang, procurou atendimento para alivio de uma epicondilite lateral (Membro direito) cuja dor piora quando em longo repouso.

Relatou a modelo de prática que se submetera a uma cirurgia redutora de mamas aos dezenove anos, pois o volume dos seios começavam a atrapalhar sua postura e sua carreira de bailarina e que possui um encurtamento do tendão calcâneo, que no momento não a incomoda. Perguntada sobre outros eventos médico informou estar fazendo um tratamento para acne e que no momento utiliza-se de Clindamicina; que possui também histórico de dermatite de contato comprovada com exames específicos; presença de calos nas cordas vocais em tratamento fonoaudiológico e um quisto na mama a quatro anos que mostra-se inalterado pelo monitoramento médico.

Foi tabagista até 2001, bebe socialmente aos finais de semana, quando tem vontade. Por conta de sua profissão executa atividades físicas a semana toda, como professora de alongamento, ginástica localizada, danças e step, sendo a última a única de impacto.

Com relação a preferência climática apontou a canícula e secura como aversão. Questionada sobre sua transpiração disse ser muito pouco dentro do normal; quanto a dor, uma contusão no dedão do pé direito ocasionado por um choque na execução de um passo aéreo na dança e o motivo do atendimento.

Sono satisfatório, dorme bem em média seis horas e sonha muito.

Tem sede, prefere beber água temperada (parte gelada parte natural), bebe muita agua. Seu apetite é excelente, relata compulsividade alimentar. Suas preferências recaem sobre salgado e doce, não gosta de sabores ácidos, amargo e picante.

Relatou ter um pouco de prisão de ventre, teve duodenite a cerca de cinco anos tratada com remédios e presença de sopro inocente no coração. Dorme com placa de acrílico para aliviar a pressão e tensão da articulação temporo-mandibular (ATM), desgaste dos dentes caninos causados por bruxismo, também apresenta sangramento nas gengivas e lábios secos no inverno.

É sexualmente ativa; considera normal, não toma anticoncepcional, sem cólicas menstruais, apresenta pouco inchaço, dor de cabeça, regras com fluxo normal, cor vermelho escuro e sem coágulos atualmente.

Sente-se eufórica e ansiosa, principalmente na época de produção e execução de espetáculos. Disse considerar-se exagerada na preocupação com a filha, já foi pior neste sentimento, antes um atraso era uma tortura vários pensamentos trágicos se formavam.

Na analise da língua, as características podem estar alteradas devido ao chá verde que tomou antes do atendimento. A língua apresenta cor rósea, larga na base, sem fissura, sem saburra e com umidade. Na pulsologia apresentaram-se mais forte intestino grosso e circulação-sexo e mais fracos, triplo aquecedor, intestino delgado, rim e bexiga.

2-DESCRIÇÃO DO TRATAMENTO

Analisando a anamnese, o elemento Água está sendo dominado pelo elemento Metal. Feita a anamnese, buscou-se o equilíbrio energético do Zang Fu para a obtenção de uma resposta mais favorável aos métodos aplicados. As sessões aconteciam uma vez por semana, de acordo com a disponibilidade do modelo de prática, que já havia utilizado acupuntura em outra ocasião.

No processo de utilização da ação energética dos pontos, colocados para amenizar situações de desconforto decorrente de queixas secundárias como dor de cabeça, processos dermatológicos de contato, indisposição gástrica; momento que o modelo de prática poderia elaborar outras informações para melhorar o diagnóstico. Perceber a fala do modelo de prática foi importante para a busca do equilíbrio homeostático nas queixas secundarias apresentadas nos processos de mudanças energéticas constantes em nosso organismo.

Cada relato, ao iniciar uma sessão, sobre como foi sua resposta ao processo de pontuar permitia considerar ou não determinada categoria de pontos. A variação na utilização das técnicas de acupuntura permitiu saber que canal unitário, neste modelo de prática e momento, não respondeu satisfatoriamente e que, na técnica das paravertebrais relatou a sensação de incômodo e dor na cabeça. Em ambas as técnicas, a modelo de prática descreveu as sensações mas não a diminuição da dor no epicôndilo.

A fusão de técnicas de akabane, auriculoterapia, moxabustão, eletroacupuntura, pulso-tornozelo e acupuntura sistêmica revelaram um melhor resultado, isto é, um espaçamento maior das dores do epicôndilo. A modelo de prática relatou que somente a auriculoterapia para alivio da dor durava menos tempo do que quando associada a outra técnica.

Foi possível perceber que apesar do problema ser em uma área de muito movimento, articulação do cotovelo, as técnicas de akabane, moxabustão, eletroacupuntura e acupuntura sistêmica apresentaram em uma única sessão pouca evolução, se realizados em um número maior de sessões diminuiria o intervalo de episódios de dores podendo até extinguí-la.

A modelo de prática relatou que há alguns anos já havia feito uma intervenção medicamentosa com resultado positivo e que deveria repetí-lo a cada seis meses, uma vez que os efeitos persistem por pouco tempo.

3-TRATAMENTO:
Acupuntura Sistêmica (Bexiga – B10, B17, B58, B60; Baço-Pâncreas – BP3, BP4, BP6, BP9, BP15; Circulação-Sexo – CS5, CS6; Estômago – E25, E34, E36; Fígado – F3, F8; Intestino Delgado – ID6, ID11, ID14; Intestino Grosso – IG4, IG10, IG11, IG12, IG15; Pulmão – P1, P6; Rim – R1, R3, R6; Triplo Aquecedor – TA4, TA5, TA9; Vesícula Biliar – VB14, VB20, VB21, VB34, VB40; Vaso Condutor – VC4, VC6, VC14, VC17, VC20, VC22; Vaso Governador – VG4, VG8, VG2O; Yintang), Akabane, Auriculoterapia (Ansiedade, Baço, Cérebro, Coração, Cúbito, Estômago, Intestino Delgado, Intestino Grosso, Triângulo Cibernético, Yang do Fígado), Moxabustão, Pontos Ashi, Pulso-Tornozelo (P1, P3, P4).

Adaptado por Profa. Brena de O. Benjamin Montanha.

whats app